(Rio de Janeiro, 5/3/1920 ****** Rio de Janeiro/RJ, 26/6/2011)
Edila Luísa Reis, conhecida como Bidú Reis era uma artista na expressão da palavra. Bidú Reis foi um misto de cantora, compositora, sapataeadora, escritora, poetisa, e atriz, partícícipe de vários filmes brasileiros. Radioatriz com participação na Rádio Nacional.
Estreou publicamente acompanhada ao piano por sua mãe no cinema Verderosa, em Nova Iguaçu, quando tinha apenas oito anos de idade.
Em 1934, animada por ouvir um programa para juventude na Rádio Cruzeiro do Sul, lá compareceu e foi logo aprovada como cantora.
Amiga de Emilinha Borba desde a infância, aproveitou que a amiga também cantava na emissora e com ela formou a dupla As Moreninhas. Foram para a Rádio Mayrink Veiga e, no final da década de 30, a dupla se desfez, mas a amizade continuou e Emilinha Borba mais tarde gravaria suas músicas.
Em 1939, foi contratada pela Rádio Nacional. No ano de 1942, ocorreu um dos fatos mais importantes de sua carreira: a formação do trio vocal As Três Marias, criado por José Mauro para a sustentação musical do Programa "Um Milhão de Melodias". O trio era formado por Bidu Reis, Marilia Batista e Salomé Cotelli, logo substituida por Regina Celia. A primeira gravação foi vocalizando a musica de H. Martins e A. Cabral intitulada "Bom Dia", gravada com muito sucesso por Linda Batista. A seguir, o trio seguiu vocalizando para o "Rei da Voz", Francisco Alves, nos foxes: "Céu Cor de Rosa" e "Quantas São?".
Bidú Reis foi contratada pela Rádio Globo para cantar músicas americanas e, paralelamente, convidada pelo Maestro Severino Araújo, aceitou o convite para ser cantora dessa orquestra fenomenal que levava o nome do popular maestro.
Gravou músicas sozinha e retornou a Rádio Nacional em 1949, estreando como compositora na versão de Elizabeth Moore, Lippman e Silvia Dee e por ela adaptada com o titulo "Lili Bolero", gravada por Marion. Convidada por Haroldo Barbosa colocou melodia em "Bar da Noite" grande sucesso na voz de Nora Ney, ganhando o prêmio de Revelação do Ano de 1953 como compositora e, no ano seguinte, com 98.185 votos foi eleita a Rainha dos Músicos do Rio de Janeiro.
Teve músicas gravadas nas mais importantes vozes de nosso cancioneiro popular, como Vicente Celestino, Emilinha Borba, Angela Maria, Elizeth Cardoso, Silvio Silva, Dalva de Andrade, Ademilde Fonseca, Lucio Alves, Abilio Lessa, entre outros.
Bidú Reis também presidiu a Associação das Donas de Casa da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2000, e pertencia à União Brasileira de Compositores.
A artista faleceu aos 91 anos de idade e o enterro ocorreu no Cemitério de Inhaúma, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro.
Fontes: Histórias do Frazão / Agência Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário