domingo, 25 de novembro de 2012

Leopoldo Rassier

(Pelotas/RS, 7/10/1936 ---------- Porto Algre/RS, 6/2/2000)

Leopoldo Souza Soares Rassier foi um cantor nativista, compositor e poeta.

Pertencia a uma família abastada, com grande posse de terras. Era bisneto do Barão de Sousa Soares, da nobreza portuguesa.

Rassier nasceu e se educou em Pelotas, querência de tradições aristocráticas. Nascido e criado em estância, era campeiro sem bravatas, mas homem de pé no estribo. Não por acaso, era um dos Cavaleiros da Paz, e os companheiros recordam sempre suas façanhas e causos na 1ª Cavalgada Internacional da Paz, cabresteando três ou quatro cavalos, desafiando a feroz enchente no braço e na raça para salvar o chapéu novo de um companheiro.

Leopoldo Rassier foi pretor peregrinus, juiz do trabalho aprovado em curso mas não empossado, professor, comunista militante, consultor da Assembléia Legislativa do Estado, fazendeiro, poliglota, viajante incansável (morou em Moscou por dois anos), um dos cinco filhos do velho Gaston e de dona Olenka Rassier (os outros eram o Daniel, o Nelson, o Heitor e o Gastonzinho). Depois de se aposentar do serviço público, Leopoldo advogava e cuidava da fazenda que herdara aos pais. E cantava. Isso sim, não parava. Seus cachês de espetáculos e dinheiro de premiação em festivais eram distribuídos entre seus músicos, todos seus grandes amigos, como Carlitos Magallanes e Pedro Guerra.

Não se lembrava de quantos prêmios ganhou como cantor, quantos troféus recebeu. Mas eram muitos e valiosos. Suas interpretações estão em incontáveis discos de festival e em um álbum que gravou com o repertório conhecido. E amou muito. Não se cansava de amar. Foi pai de dois filhos (o Pierre, que reside em Porto Alegre, e o Rasmus, na Dinamarca). Casou com Beatriz, a primeira vez. Divorciou-se e continuaram amigos, tanto que ela esteve presente ao seu segundo casamento, com Tatiane, que foi o seu anjo da guarda, que largou tudo para estar com ele sempre (e ficou até o amargo fim).

Teve atuação também no cinema, como no filme "O Grande Rodeio"(1975), juntamente com Alberto Ruschel, e o irmão de José Mendes, Roberto Mendes,e grande elenco

O músico e advogado Leopoldo Rassier, aos 63 anos, morreu, vítima de câncer generalizado, às 4h30min da madrugada do dia 06/02/2000 no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, onde estava internado já havia alguns dias. O cantor foi enterrado, no final da tarde, no Cemitério Jardim da Paz.

Principais sucessos:

* Não Podemo se Entregá Pros Home
* Sabe Moço
* Veterano

Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário