sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Osmar Navarro

(Rio de Janeiro/RJ, 19/11/1930 ******** São Vicente/SP, 4/1/2012)

O cantor e compositor Osmar Navarro (Osmar Daumerie) era apaixonado por música desde criança. Osmar Navarro, como ficou conhecido do grande público, estreou no disco em 1956, no pequeno selo Lord, gravando em dueto com
Celita Martins o samba canção "Dó-ré-mi-fá-sol-lá-si", de Fernando César e Roland de Oliveira.

Em 1959 gravou pela Polydor interpretando os sambas-canção "Imaginemos", de Alvarenga e Ranchinho e "Candidato a
triste", de Paulo Tito e Ricardo Galeno.

No mesmo ano gravou de sua autoria e Oldemar Magalhães o bolero-mambo "Quem é?", que se tornaria seu maior sucesso, sendo regravado no mesmo ano pelo Trio Nagô, pelos Vocalistas Modernos, por Roberto Amaral e por Hebe Camargo.

Em 1960 gravou de sua autoria a balada "Vi" e de Célio Ferreira e Oldemar Magalhães o samba "Eterno motivo". No ano seguinte passou a gravar na Chantecler, estreando com os sambas "Maestro coração", de Célio Ferreira e Oldemar Magalhães e "Amor de carnaval", de sua autoria e Alcina Maria.

Em 1962 estreou na Odeon gravando as músicas "Quero" e "Lenita", de sua parceria com Alcina Maria. Em 1963 gravou na CBS de sua autoria e Alcina Maria, a "Balada da esposa". Como compositor teve ainda gravadas entre outras, o bolero "Quando estás a meu lado", parceria com Oldemar Magalhães, por Jair Alves e a balada "Teu nome", parceria com Ribamar, ambas pela RCA Victor.

Em 1968 o cantor Antônio Marcos defendeu no Festival da Record a composição "Poema de mim", de autoria dos dois.

Osmar Navarro gravou um total de seis LPs e 20 compactos. A música "Quem É", gravada por ele vendeu um total de 1 milhão de cópias.

Amigo que várias figuras importantes que se tornaram seus fãs, Osmar Navarro era figura obrigatória em praticamente todos os programas de rádio. Ao longo de sua carreira foi laureado com vários prêmios e troféus, com destaque para o Microfone de Ouro.

Osmar Navarro residia na cidade de São Vicente, litoral de São Paulo. Com a saúde bastante debilitada, o grande compositor e cantor há algum tempo fazia hemodiálise três vezes por semana.

Na madrugada dia 4 de janeiro de 2012, o autor do clássico "Quem É?" e de tantas outras canções que marcaram nossa vida, nos deixou, aos 80 anos de idade.

Fonte: Comunidade do Orkut Música Cafona e Jovem Guarda (MC&JG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário