quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Roberto Bècker

(Maceió/AL, 13/10/1938 ******** Aracaju/SE, 1/4/2012)

Roberto Beckèr, nome artístico de Domingos Annunziato Litrento, foi um cantor e compositor alagoano.

Era filho de Domingos Annunziato Litrento (descendente de italianos) e de Luiza Lessa Litrento (neta de portugueses). Fez seus primeiros estudos no Colégio Educandário São José. Também estudou no Colégio Guido de Fontgaland.

Beckèr era um artista completo,versátil, e seu show um misto de musicalidade e humor que atraia a atenção de crianças e adultos. Na bagagem do artista mais de 1.000 músicas,entre Marchinhas, Serestas e Forrós.

Um dos exemplos de sua versatilidade foi o CD "Duas Faces", no qual ele interpretou canções de vários ritmos populares e regionais como forró e merengue, além de músicas românticas de "Seresteiro Apaixonado". Nesse CD, Becker assinou todas as faixas. No entanto, uma de suas músicas mais conhecidas é "Ruas de Maceió".

No ano de 1970, Beckèr e seu grupo Os Golden Lions gravaram um raríssimo compacto duplo independente pela gravadora Rozemblit, com influências da Tropicália e, num estilo que. para muitos, assemelhava-se ao Mangue-Beat. A Música considerada mais Rock'N'Roll/Psicodélica chama-se "Distante de Maceió".

Roberto Beckèr era alagoano de nascimento, mas já se considerava sergipano de coração. O artista havia se mudado para a capital sergipana, Aracaju, para ficar ao lado de Lourdes, seu amor da juventude, que reencontrou após 40 anos. Também estava desencantado com Alagoas. Chegou a desabafar que não havia muita divulgação de seu tabalho no território alagoano.

Becker viajou por todo o Estado de Sergipe e compôs 75 músicas em homenagem a cada um dos Municípios sergipanos.

Compôs mais de 800 músicas. Gravou em 78 rotaçoes, compactos, Lps e CDs. É o compositor do hino do Trapichão, estádio Rei Pelé. Fez muitos jingles para políticos. Musicou muitos poemas de Alceu Vamose, Olavo Bilac, Castro Alves, Alvares de Azevedo, dentre outros.

Fez grande sucesso na TV canal 2 do Recife - Jornal do Comércio, no Programa "Você Faz o Show", de Fernando Castelão. Na rádio Progresso de Alagoas, através de Jurandir Costa, passou um ano, de muito sucesso, com o Programa Bècker Show.

Roberto morreu no Hospital Cirurgia, em Aracaju/SE, aos 73 anos. Familiares e amigos do artsta informaram que ele estava internado e não resistiu á infecção generalizada. O corpo do artista foi sepultado no Campo Santo Parque das Flores, em Maceió/AL Deixou sete filhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário