(São Paulo/SP, 10/10/1928 ******* Rio de Janeiro/RJ, 9/5/2011)
Esther Tarcitano, também grafada como Ester Tarcitano, nasceu no bairro da Mooca. Depois da separação dos pais, mudou-de para o Rio de Janeiro com sua mãe, Flora Tarcitano, e estudou num colégio de freiras, com a ideia de ingressar na vida religiosa. No entanto, seu projeto de vida tomou outro rumo depois de se apaixonar pelo sapateado e começar aulas com o coreógrafo Mr. Brown. Em uma de suas apresentações com seu grupo de sapateado, chamou a atenção de Walter Pinto, que a contratou junto com seu grupo para o Teatro Recreio. Três anos depois, ela era a única a ficar na companhia e estreia, em 1944, como girl na burleta "Maria Gasogênio", estrelada por Dercy Gonçalves. Em seguida, esteve no elenco das revistas "Momo na Fila" (1944) e "Bonde da Laite" (1945).
Em 1950, na Companhia Bibi Ferreira, estreiou na primeira fila de girls, na revista "Escândalos". Ao mesmo tempo, fez parte dos shows de Caribé da Rocha, no Copacabana Palace, onde apresentou um solo de rumba.
Em 1957, ao substituir a vedete Siwa na revista "Agora a Coisa Vai", deixou o coro para se tornar estrela. Em 1957, já como primeira vedete, no espetáculo "Rumo a Brasília", apresentado no Teatro Paramount, em São Paulo, recebeu o Troféu Índio, conferido por jornalistas.
Nesse mesmo ano, passou a ser empresária teatral e montou dois espetáculos que se transformaram em sucesso imediato, no Rio de Janeiro: "Mulher Só de Lambreta" e "Folias no Catete".
Em 1958, fez sua estreia no famoso desfile de fantasias do Teatro Municipal, com a fantasia "Sereia". No ano seguinte, lançou-se como cantora de carnaval e gravou o sucesso "O Palhaço que é Ladrão de Mulher".
Nos anos 70, com o fim do teatro de revista, investiu na carreira de empresária e montou espetáculos em boates e casas noturnas cariocas, fazendo números de strip-tease, sendo que o mais famoso deles foi "Quanto mais pu...ra melhor". Nesse período, participou como jurada do programa do Chacrinha, nas Tv Globo e Tupi.
Em 1989, casou-se com o americano William Bender, em Las Vegas. Viveu durante alguns anos nos Estados Unidos, onde fez programas de rádio em português e espanhol.
De volta ao Rio de Janeiro, atuou durante cinco anos no comandando do programa Sábado Gigante é o Show, na Rádio Carioca, e como apresentadora de TV, na TV Comunitária do RJ.
A artista morava no bairro do Leme, no Rio de Janeiro e sofria de problemas cardíacos. Faleceu de causas naturais, deixando uma filha e três netos.
Fonte: Enciclopédia do Teatro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário