(Rio de Janeiro/RJ, 1926 ******* Rio de Janeiro/RJ, 6/3/2001)
Mario Telles foi um letrista. cantor. pintor e cenógrafo nascido no bairro de Laranjeiras.
Aos nove anos mudou-se para Copacabana juntamente com a irmã, a cantora Silvinha Telles. Nesse bairro manteve contato com vários compositores e o emergente movimento de bossa nova.
Foi professor titular de história na UNI-Rio. Foi diretor geral do Movimento Musicanossa e do qual fizeram parte Moacyr Santos, Baden Powell, Geraldo Vespar, Maurício Einhorn, Tito Madi, Mário Castro Neves e Ugo Marota, entre outros.
Em 1963, sua canção "Se você quiser" (c/ Baden Powell) foi gravada por Elis Regina no LP "O bem do amor". Por essa época, "Nanã" (c/ Moacir Santos), na interpretação de Nara Leão, fez parte da trilha sonora do filme "Ganga Zumba, rei dos Palmares", de Cacá Diegues.
Em 1964, lançou seu primeiro LP "Mario Telles", contendo suas canções "Tristeza vai embora" e "Aurora do amor" ambas em parceria com Baden Powell, e "Só por não saber" (c/ Nilo Queiroz), além de "Nanã", além de "Bom dia amiga", "Berimbau", "Cavalo marinho", "Tem dó", "Só por amor", "Consolação" e "Pra que chorar", todas de Baden Powell e Vinicius de Moraes, e "Dorme em paz" (Baden Powell e Heloísa Setta). Constou da contra-capa do disco o seguinte texto assinado por Sylvinha Telles: "Não é fácil apresentar um artista, ainda mais quando se trata de Mario. Não saberia descrevê-lo e melhor é ouvi-lo para sentir toda a ternura de sua voz, que canta as alegrias, as tristezas e tudo que a gente sente, num jeitinho simples de quem conhece a força de cada palavra. Vocês também não saberão descrevê-lo. Mario é tudo isso e mais uns lindos olhos verdes. Sabem, é genial ser irmã de Mario Telles".
Compôs com Roberto Carlos e Erasmo Carlos "Não quero ver você triste".
Em 1979, Celeste regravou "Nanã" (c/ Moacir Santos) no LP "Laço de cobra" (Tapecar).
Faleceu de insuficiência respiratória.
Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário