sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ravel

Itaiçaba/CE, 1947 ********* São Paulo/SP, 16/6/2011)

Eduardo Gomes de Faria, o Ravel, nasceu no Ceará, e mudou-se, ao lado da família, nos anos 50 para São Paulo.

O apelido veio de um professor de música devido a sua aptidão pela arte. Na década de 60, Dom & Ravel lançaram o primeiro LP – ‘Terra boa’. Outros sucessos marcantes foram ‘Canção da fraternidade’, ‘Obrigado, homem do campo’ e ‘Animais irracionais’, sobre a injustiça social. Como letristas, tiveram música composta pelo grupo Demônios da Garoa – ‘Praia de Iracema’, em 1971.

Nos anos 70, a dupla dos irmãos Dom & Ravel ficou famosa ao compôr e gravar a música ‘Eu te amo, meu Brasil’, em plena ditadura militar. A canção acabou sendo usada em eventos cívicos. A dupla gravou ainda ‘Você também é responsável’, que acabou escolhida pelo então ministro da Educação Jarbas Passarinho para ser o hino do Movimento Brasileiro de Alfabetização. Por causa dessa ligação com os militares e depois, por contrariarem a direita, os músicos acabaram caindo no ostracismo nas décadas seguintes.

A dupla foi desfeita na metade dos anos 70, quando os cantores partiram para carreira solo. Na mesma época, Ravel ajudou Silvio Santos a ganhar a concessão do SBT.

Em 2000, Dom morreu vítima de câncer. Um ano depois, já com a vista afetada devido um acidente, Ravel lançou o CD ‘Deus é o juiz’. Uma das últimas aparições de Ravel na TV foi em 2006 no programa ‘Rei Majestade’, do SBT, quando cantou ‘Eu te amo, meu Brasil’.

Ravel morreu aos 64 anos. vítima de um infarto, segundo informações do Cemitério do Araçá, na Zona Oeste, para onde o corpo foi levado. .

Ravel deixa a esposa Rejane, com quem estava casado há 37 anos, e uma única filha, Priscila.

Fonte: Central de notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário