(Rio Claro/SP, 4/7/1922 ******* São Paulo/SP, 7/6/2008).
Irene foi uma cantora brasileira que durante toda a sua vida dedicou-se à música portuguesa.
Aos 11 anos mudou-se com a família para Paranapiacaba e já sentia enorme admiração pela cultura portuguesa. Passou a gostar da música portuguesa influenciada pelas gravações da atriz e cantora Beatriz Costa.
Na adolescência começou a cantar fados na rádio Atlântica de Santos.
Em 1940 casou-se com Manoel Coelho, português e guitarrista. Meses depois (em abril de 1941) o casal organizou um programa de rádio: Melodias Portuguesas. O programa estava destinado ao sucesso: ficou no ar por mais de 66 anos!
Embora brasileira, ao longo de toda sua vida, dedicou-se totalmente a tudo o que era de origem portuguesa. Dentro do seu programa, criou um espaço destinado a descobrir novas fadistas, de onde saíram alguns grandes profissionais.
Na década de 1950, o casal Coelho foi proprietário de dois restaurantes famosos: Marialva e Solar da Alegria, onde atuaram artistas locais e grandes cartazes de Portugal, nas suas vindas ao Brasil. Mesmo com tantos compromissos Irene ainda atuou em teatros, cinemas, festivais e nos diversos restaurantes típicos de São Paulo e Rio de Janeiro. Foi sempre artista de destaque nos locais onde atuou.
O escritor português Guido de Monterey, nas suas obras literárias, Rescaldo e Vedetas no Calarim, incluiu o nome de Irene Coelho, com grande destaque, ao lado de astros e estrelas do grande cenário artístico de Portugal.
Em 1966, visitou Portugal, com seu marido. Nessa viagem de três meses, freqüentou todo o ambiente fadista de Lisboa, tendo atuado em algumas casas e gravado pela etiqueta Alvorada.
Seus sucessos no rádio e no disco foram: "N. S. de Fatima", "Chinelinhas", "Cochicho", "Bailinho das couves", "Sete saias", "José e Maria", entre outras.
No dia 07 de junho de 2011 foi lançado o livro "IRENE COELHO – Uma Brasileira de Coração Português", de Thais Matarazzo Cantero. O evento realizado pelo Instituto Memória Editora & Projetos Culturais e o BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, ocorreu no Palacete dos Leões, em Curitiba (PR).
Fonte: Blog Estrelas que nunca se apagam / Blog de Thais Matarazzo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário