(Itabaiana/PB, 10/10/1934 -------- Recife/PE, 6/12/1993)
Mudou-se para Recife aos 10 anos e aos 13 começou a cantar nas rádios locais. Foi uma das primeiras contratadas da Rádio Jornal do Comércio, quando de sua inauguração em 1948.
Gravou alguns 78 rpm pela Rosemblit (selo Mocambo) e nos anos 50, gravou seu primeiro LP, também pela Rosemblit, um 10 polegadas, com oito faixas e arranjos de seu compadre Nelson Ferreira.
Veio para São Paulo em 1961, sendo contratada pela Copacabana Discos Em 1962, recebeu o Troféu Roquette Pinto como a cantora Revelação, no mesmo ano ganhou os Troféus Chico Viola, Imprensa (anterior ao de Sílvio Santos) e muitos outros. Foram 27 em um ano. Chegou a ter três músicas entre as mais tocadas e vendidas neste ano.
Teve sua carreira marcada por problemas pessoais e em 1965, encerrou a carreira, tendo se apresentado pela última vez no Programa Sílvio Santos, na TV Paulista, onde foi homenageada como a "Mãe do Ano".
Gravou alguns discos pela Continental, CBS, entre outros e apresentou-se algumas vezes, como convidada, nos programas de Bolinha, Luiz Vieira e antes de voltar ao Nordeste, Chacrinha. Teve 7 filhos.
Seus maiores sucessos foram as canções músicas "Lembranças" e "Perdoar é Divino".
A cantora Creusa Cunha faleceu em um acidente de automóvel juntamente com seu esposo em 1993, na cidade do Recife/PE. Ela estava morando em Pernambuco desde 1972, na cidade de Olinda, onde chegou a ter um bar.
Fonte: Comunidade da cantora no Orkut.
Era muito amiga da minha mãe.
ResponderExcluirTenho lembranças vagas de várias crianças quando minha mãe me levava na casa dela quando pequena no bairro do Cambucí.
Eram crianças arteiras.
Minha mãr ficava com eles para ela poder ir cantar.
Morte precoce e lamentável.
Pouca gente se recorda mas era uma ótima cantora. Uma voz impecável.
Vocês erraram a data de falecimento, ela não morreu em Dezembro de 1993, minha avó morreu em 7 de fevereiro de 1993
ResponderExcluirSei que é inconveniente mas precisava saber se Creusa Cunha foi adotada quando bebê.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirCreusa Cunha, tem família em Pernambuco ainda?
ExcluirMeu email p contato: betinhamas26hotmail.com
Sim, ela foi adotada
ExcluirEmail para contato carlos.publics@gmail.com
ExcluirEla teve algum filho, ao qual a muitos anos foi dado em um hospital em Recife.
ResponderExcluirEla teve 1 filho e o deu a outra mulher a cerca de muitos anos atrás. Porque como ela tinha filhos anteriormente e a família não sabia desta gestação então ele teve o filho e o deu A ESSA MULHER ( IN MENMORYAN) em um hospital de Recife.
ResponderExcluirE ESSA CRIANÇA FOI CRIADA E BEM EDUCADA E HOJE É UM HOMEM DIGNO, HONESTO E PROFESSOR APOSENTADO, ATOR, INTERPRETE E ETC.