(Cajuri/MG, 2/10/1945 ******* Nova Lima/MG, 8/2/2012)
O cantor Wando, cujo nome verdadeiro era Wanderley Alves dos Reis, nasceu numa fazenda em um povoado mineiro chamado Bom Jardim. Foi registrado no município de Cajuri.
Era considerado um cantor romântico-brega. Começou a lidar com música aos 20 anos em Minas Gerais.
Formou uma banda na cidade de Congonhas e com ela tocou em bailes e festas da região. Mais tarde, Wando passou a compor suas próprias músicas, alcançando sucesso com "Nega de Obaluaiê".
Foi para São Paulo, onde Jair Rodrigues gravou a canção de sua autoria "O Importante É Ser Fevereiro" que um grande sucesso.
Depois de alguns compactos e um LP gravados, estourou em 1975 com as músicas "Moça", que fez parte da trilha sonora da novela da Rede Globo "Pecado Capital", de Janete Clair, e "A Paz que Nasceu para Mim", ambas pertencentes ao repertório daquele álbum.
Desde o início da carreira, Wando fez uma opção clara pelo repertório romântico, muitas delas com forte conteúdo sensual e erótico. Um de seus maiores sucessos é "Fogo e Paixão".
Seus discos têm títulos sugestivos como "Ui-Wando de Paixão", "Vulgar e Comum É Não Morrer de Amor", "Obsceno", "Depois da Cama", "Tenda dos Prazeres", "Mulheres", o que lhe rendeu o título de o cantor mais erótico do Brasil.
Em seus shows, no cenários estão em geral banheiras, camas, haréns e distribuição de calcinhas perfumadas.
Fez uma participação especial como cantor no filme "Benjamim", juntamente com a atriz estreante Cleo Pires, baseado no livro homônimo de Chico Buarque.
Wando apresentava-se, com frequência, em shows por todo o Brasil.
Em entrevista concedida ao site Ego, no final de 2008, declarou estar muito cansado e que o ano de 2008 foi de muito trabalho.
Mas não era só do ritmo pesado de trabalho que Wando estava cansado. Falando em uma entrevista sobre os planos para o ano de 2009 Wando disse que eles incluiam um CD e um DVD que pretendiam fazer uma pequena correção em sua história. “Quero fazer um trabalho mais biográfico. O tempo vai passando e as pessoas vão criando histórias, como essa das calcinhas”, ponderou.
Como assim? A história da chuva de calcinhas sobre o palco em seus shows não procede? “Tudo começou com o disco ‘Tenda dos prazeres’. A calcinha de cabeça para baixo parecia uma tenda e eu criei esse nome. As pessoas acharam que era um negócio imediato, mas o marketing foi a longo prazo. Não sou aquele tarado que quer a mulher de todo mundo. Eu sempre quis só a minha mulher!”.
Quem lia isso poderia acreditar em alguma transformação radical no homem que outrora cantava “Me pega, me rola...”. Mas Wando não acreditava em esoterismos: “Só acredito no planejamento e no trabalho. Nada de simpatias para o fim do ano”.
E o que fazer com o "passado marqueteiro" quando ele jogava calcinhas para suas fãs e recebia tantas outras de volta? “Quero fazer um museu de calcinhas pela internet e recolher histórias sobre o assunto. O problema não era eu ganhar as calcinhas, o problema era a mulherada jogar para mim. Mas agora está tudo bem”, resumiu.
Wando participou da "Virada Cultural", na Capital de São Paulo, em maio de 2009.
Em 27 de janeiro de 2012, Wando foi internado na CTI de um hospital em Belo Horizonte com problemas cardíacos graves. Ele passou por uma angioplastia de emergência e passou a respirar por aparelhos. Sua morte, por parada cardiorrespiratória, foi anunciada às 8 horas da manhã de 8 de fevereiro de 2012 no Biocor Instituto em Nova Lima, Minas Gerais. No dia 5, o cantor enviou um bilhete para os fãs. "Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!”. Ele lutava contra o entupimento das três artérias coronárias. O cantor chegou a ser submetido a duas cirurgias e havia tido um infarto agudo dentro do hospital. Ele estava com 110 quilos no momento da internação, 30 a mais do que o recomendado, segundo o cardiologista particular.
Wando deixou quatro filhos. Com Renata Vasconcelos , era pai de Maria Sabrina, 5 anos. Do primeiro casamento, com Rose Marie, teve Gabriela e Wanderley Junior. Ele também reconheceu Katiuska, a filha que teve com uma fã. A garota mora na Alemanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário