terça-feira, 27 de novembro de 2012

Adelino Nascimento

(Maracaçumé/MA, 1956 ********* Aracaju/SE, 10/04/2008)

O cantor e compositor Adelino Nascimento se auto-denominava "o cantor apaixonado do povão". Considerado um dos maiores nomes da “música brega” o cantor tem um grande número de fãs em todo Nordeste.

É autor de músicas cantadas por outros intérpretes, como "Adeus Ingrata", que fez grande sucesso na voz de Cláudio Fontana. Além dessa outras de suas composições marcantes foram "Vou voltar para São Luiz" e "Menina faceira".

Adelino tinha 51 anos, estava casado com dona Aritânia. O cantor tinha quatro filhos, um com a atual esposa e três do casamento anterior.

Com mais de trinta discos gravados, Adelino Nascimento estava entre os mais populares da música romântica regional. Boa parte de sua carreira foi construída em Belém/PA.

Adelino não se deixava abalar por formalidades linguísticas como concordância ou plural, passava ao largo desses pormenores. Em um de seus últimos trabalhos pela Gravadora Gema ele regravou "Porto Solidão", famosa música vencedora de festivais na década de 80 na voz do também falecido Jessé.

Adelino Nascimento fez inúmeros shows em Maceió e vários municípios de Alagoas. Seu último show foi realizado na capital alagoana, no Barril 125, na Serraria.

Em novembro de 2007, Adelino fez um show em Chapadinha. No dia seguinte foi encontrado por políciais militares da 4ª CI, caído no chão, próximo a um bar, na Avenida Presidente Vargas, após ter sido agredido por dois homens. O cantor teve um braço quebrado e sofreu várias escoriações pelo corpo, sendo levado no mesmo dia para um hospital de São Luis.

O cantor tinha problemas pulmonares e sentia crises constantes de asma. Ele morreu no Hospital João Alves Filho em Aracaju. O cantor estava internado com problemas respiratórios que culminaram com complicações no pulmão.
Seu corpo foi trasladado de avião para São Luís, de onde foi levado para ser sepultado em Maracaçumé, sua cidade natal.

Adelino tinha 51 anos e estava em Sergipe para realizar um show no município de Japaratuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário