terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mestre Salu

(Aliança/PE, 12/11/1945 ******* Recife/PE, 31/08/2008)

Manoel Sebastiano Soares, o Mestre Salu, nasceu em Aliança, Zona da Mata Pernambucana. Foi um grande dançarino de cavalo-marinho da região, interpretando diversos personagens. Ele gravou quatro discos: "Sonho da rabeca", "As Três Gerações", "Cavalo-marinho" e "Mestre Salu e a sua Rabeca Encantada".

Considerado um dos precursores do Manguebeat - movimento que ficou ampkamente conhecido na década de 1990 por meio do músico Chico Science - Mestre Salu foi um dos maiores responsáveis pela preservação de manifestações culturais da Zona da Mata, como ciranda, coco, maracatu e caboclinho, além de ter sido tutor de nomes como Siba, Antonio Nóbrega, Gilberto Gil e o próprio Science.

Ele foi o criador do Maracatu Piaba de Ouro, um dos mais premiados do carnaval pernambucano. O pai, João Salustiano, o ensinou a fazer e a tocar a rabeca. Além dos instrumentos, mestre Salu também confeccionava os bichos do bumba-meu-boi, além de máscaras do cavalo-marinho e mamulengos. Salustiano levou sua arte à maioria dos estados brasileiros, álém de países como Cuba, França e Estados Unidos. Recebeu, em 2001, o título de comendador da Ordem do Mérito Cultural do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Ele morreu na manhã do dia 31/08/2008, aos 62 anos, em conseqüência de uma arritmia cardíaca provocada pela Doença de Chagas. Foi enterrado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário