terça-feira, 27 de novembro de 2012

Chico Sciense

(Olinda/PE, 13 de março de 1966 — Recife/PE, 2 de fevereiro de 1997)

Nascido em Olinda/PE, Francisco de Assis França tornou-se conhecido como Chico Science.

Iniciou-se nas artes em um grupo de hip-hop pernambucano, ainda no início dos anos 80, no qual grafiteiros, músicos e dançarinos curtiam o melhor da música negra norte-americana. Ainda nessa década (no final), participou de algumas bandas, como Orla Orbe e Loustal (Chico, Lúcio Maia e Alexandre Dengue), bandas que seguiam a tendência do hip hop, do soul e do funk.Ao entrar para o bloco afro 'Lamentos"(trabalhava com educação popular no centro comunitário Daruê Malungo), do subúrbio de Peixinhos, em Olinda, em 1991, fundiu sua música com ritmos nordestinos, particularmente o Maracatu. Ao fazer tal mistura resolveu formar seu grupo, o Nação Zumbi(Chico (voz), Lúcio (guitarra) e Dengue (baixo) juntaram-se Toca Ogam (percussão/efeitos), Canhoto (caixa), Gira (tambor), Gilmar Bola 8 (tambor) e Jorge du Peixe (tambor). Canhoto não ficou muito tempo, sendo substituído por Pupilo. A partir dessa formação o grupo começou a se apresentar em Recife e Olinda, iniciando, junto com a banda Mundo Livre S/A, o movimento "mangue beat". No ano de 1991, em Olinda (Espaço Oásis), aconteceu o primeiro show da banda, com o nome provisório de "Loustal & Lamento Negro", numa festa chamada "Black Planet". Neste mesmo ano, Chico Science e Fred Zero Quatro (do grupo Mundo Livre S/A) escreveram um Release, que acabou virando um manifesto do movimento Manguebeat, o Manifesto dos Caranguejos com cérebro, que tem como símbolo, uma antena parabólica colocada na lama.

Em 1993 fez uma rápida turnê por São Paulo e Belo Horizonte, onde chamou a atenção da mídia. Logo depois o grupo gravou o primeiro disco no estúdio Nas Nuvens (Sony Music), 'Da Lama ao Caos", projetando-o nacionalmente. No segundo disco, "Afrociberdelia", o grupo buscou um caminho mais pop e eletrônico, contando com diversas participações especiais, entre elas Gilberto Gil, Fred 04 (mundo livre s/a) e Marcelo D2 (Planet Hemp). O sucesso foi estrondoso e levou Chio Science e a Nação Zumbi (CSNZ) a uma carreira internacional, com grande aprovação de público e crítica. O grupo excursionou pela Europa e Estados Unidos.

O Nação Zumbi, após a morte do fundador do grupo, lançou um cd duplo, em 1998, com músicas novas e versões ao vivo remixadas por DJs.

Muitas bandas e cantores foram influenciados por seu trabalho, como as conterrâneas Mundo Livre S/A, Bonsucesso Samba Clube, as mais recentes Cordel do Fogo Encantado, Mombojó e Otto, passando por Sepultura (mais especificamente o álbum Roots), Cássia Eller (intérprete de músicas como Corpo de Lama e Quando a Maré Encher), Fernanda Abreu (álbum Raio X) e Arnaldo Antunes (álbum O Silêncio), além da antiga parceira e ainda em atividade: Nação Zumbi.

Em fevereiro de 1997, aos 33 anos, um acidente de carro, na rodovia entre Olinda e Recife, provocou a morte do cantor. A família de Chico Science recebeu indenização de cerca de 10 milhões de reais da montadora Fiat.

Chico gravou dois discos (já citados acima). Em 200, recebeu homenagem do prêmio Multishow, do canal da Globosat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário