terça-feira, 27 de novembro de 2012

Elza Laranjeira

(Bauru/SP,16/06/1925 ******* São Paulo/SP, 22/07/1986)

Aos dez anos já se apresentava cantando na Rádio Clube de Bauru. Professora pela escola normal de Bauru, foi mais tarde para São Paulo SP, onde começou a cantar na Rádio Cruzeiro do Sul (depois Piratininga). Numa falta da cantora Leny Eversong no programa Blota Junior, Elza foi solicitada a enfrentar o microfone e obteve grande êxito, já que, assim como a colega, cantava bem em inglês. Acabou sendo contratada.

Em 1945 transferiu-se, com Blota Júnior, para a Rádio Record (atuando mais tarde em programas da TV do mesmo grupo). Suas primeiras gravações, na antiga Star (depois Copacabana), foram as dos sambas "Foi sem querer" (Simonetti e Maragliano) e "Quando eu era pequenina" (Simonetti e Donato), e das canções "Dia das mães" e "Poema das duas mãozinhas", passando depois a lançar vários sucessos.

Teve êxito em países latino-americanos, principalmente no Uruguai. Em 1951 conquistou o prêmio Roquete Pinto de melhor cantora. Durante longo período atuou em shows das boates paulistanas, sendo considerada uma das maiores intérpretes de Dolores Duran.

Entre suas principais gravações estão "A noite do meu bem" (Dolores Duran) e "Eu sei que vou te amar" (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), em 1959, ambas pela RGE. Elza chegou mesmo a dedicar um LP inteiro à referida dupla de compositores – "A Música de Jobim e Vinicius" (RGE), com várias inéditas. Gravou outros LPs na mesma etiqueta, porém sempre ficou mais restrita ao ambiente paulista, ao contrário de seu marido, o cantor Agostinho dos Santos.

O sucesso da gravação de "Eu Sei Que Vou Te Amar" foi tão grande que a música tornou-se seu prefixo musical. Elza chegou a ser considerada por Vinícius de Moraes como "a voz mais feminina do Brasil".

Em 1954 gravou música alusiva ao futebol, uma vez que a seleção brasileira de futebol, em junho daquele ano, participava da Copa do Mundo da Suiça, o samba "Gol do Brasil", de Alfredo Borba.

Em 1955 excursionou pelo Norte e Nordeste do país, fazendo parte de um intercâmbio de artistas denominado Rede Brasileira de Radiodifusão. A "Revista do Rádio" de 13/04/1957 publicou sua foto acompanhada do seguinte comentário: "Elza é presença de sucesso garantido nos espetáculos da TV Record. Fotografa muito bem e, com a televisão, viu aumentar o número de seus fãs."

No início da década de 1960 deixou a Rádio Record, transferindo-se para o Rio de Janeiro e passando a se apresentar na Rádio Nacional. Mais tarde, afastou-se da vida artística, só retornando em 1975, quando voltou a cantar na boate Samba Enredo, de São Paulo.

Recebeu o Prêmio Roquete Pinto (melhor cantora paulista de música internacional), o Prêmio Cidade de São Sebastião (RJ) e o Troféu Chico Viola (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário