terça-feira, 27 de novembro de 2012

Nelson Cavaquinho

(Rio de Janeiro/RJ, 28 de outubro de 1910 — Rio de Janeiro/RJ, 17 de fevereiro de 1986)

Nelson Cavaquinho era o nome artístico de Nelson Antônio da Silva. Quando criança estava sempre acompanhado de seu cavaquinho (daí seu nome artístico) porém mais tarde fez do violão – considerava o cavaquinho muito pequeno - o companheiro inseparável. Criou um estilo único de tocar o instrumento, já que tocava violão usando apenas dois dedos da mão direita.

O envolvimento com a música iniciou-se ainda no seio familiar, visto que o pai, Brás Antônio da Silva, era músico da banda da Polícia Militar e seu tio Etelvino tocava violino.

Mais tarde tornou-se freqüentador assíduo das rodas de choro da Gávea onde, inclusive, ganhou o apelido que o acompanhou por toda a vida.

Aos 20 anos de idade casou-se com Alice Ferreira Neves. Desse enlace resultaram quatro filhos. Por intermédio do pai, conseguiu nessa época um emprego na polícia, fazendo ronda noturnas a cavalo. Graças à essas rondas noturnas conheceu e passou a freqüentar o morro da Mangueira. Este fato possibilitou que fizesse amizade com sambistas como Carlos Cachaça, Cartola e Zé da Zilda.

Sua lista de composições ultrapassa a marca de 400 canções. Dentre elas grandes destaques, como “A Flor e o Espinho” e “Folhas Secas”, parcerias com Guilherme de Brito (seu parceiro mais freqüente). O primeiro contato entre Nelson e Guilherme de Brito ocorreu ao serem apresentados em um botequim da Praça Tiradentes.

Após deixar a polícia, a situação financeira de Nelson estava muito ruim. Para tentar minimizar os problemas financeiros Nelson passou a “vender” parcerias de sambas que compunha sozinho. Diante desse fato, o mestre Cartola resolveu abandonar a parceria e manter apenas a amizade.

Sua primeira canção gravada foi "Não Faça Vontade a Ela", em 1939, por Alcides Gerardi, mas não teve muita repercussão. Anos mais tarde foi descoberto por Cyro Monteiro que fez várias gravações de suas músicas. Começou a se apresentar em público apenas em 1960, no Zicartola, bar de Cartola e Dona Zica no centro do Rio. Nesse período teve músicas gravadas por Elizeth Cardoso, e em 1966 a CBS lançou um disco só com composições suas, com a cantora Telma Costa, produzido por Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, em que aparece também como intérprete em algumas faixas.

Em 1970 lançou seu primeiro LP, "Depoimento de Poeta", pela gravadora Castelinho.

Consagrado como um dos maiores sambistas do Brasil, foi gravado por diversos cantores, desde Chico Buarque e Paulinho da Viola até Arnaldo Antunes, que fez uma recriação para "Juízo Final" em seus disco "O Silêncio".

Com mais de 50 anos de idade, conheceria Durvalina, trinta anos mais moça do que ele, sua companheira pelo resto da vida. Morreu na madrugada de 18 de fevereiro de 1986, aos 74 anos, vítima de um enfisema pulmonar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário