terça-feira, 27 de novembro de 2012

Stella Maris

(São Pedro do Pequeri/MG, 06/01/1922 ******** Rio de Janeiro, 27/08/2008)

Adelaide Tostes, também cantora como o marido Dorival Caymmi, era conhecida profissionalmente como Stella Maris. Apesar de ser batizada como Adelaide, em família sempre foi chamada de Stella Maris, nome que o possui significado de “estrela do mar”.

A história de amor de Stella e Caymmi começou em 1938, no concurso “Raio K – Em busca de talentos”, da Rádio Nacional, quando uma jovem interpretou o “Último Desejo”, canção de Noel Rosa. Na platéia, ainda antes de iniciar carreira profissional, recém chegado ao Rio de Janeiro, Dorival Caymmi se encantou ao ouvir o verso “Nosso amor que eu não esqueço”, na voz da bela Adelaide Tostes, que ao vencer o show de calouros foi revelada profissionalmente. Pouco tempo depois, o radialista César Ladeira popularizou a cantora ao reforçar seu nome artístico de Stella Maris.

No ano seguinte, Dorival Caymmi foi finalmente apresentado à Stella e em 30 de abril de 1940, casaram-se, coincidentemente na data do aniversário do cantor e compositor.

Apesar de decidir deixar a carreira na música para dedicar-se à família, após o casamento, em reuniões de família era comum ouvir a voz de Stella, ao lado do marido e dos três filhos, Dori, Nana e Danilo, também músicos.

Em 1964, por insistência de Aloysio de Oliveira e de Antonio Carlos Jobim, Stella voltou aos estúdios, participando de três faixas do álbum "Caymmi visita Tom", lançado pela gravadora Elenco. Como cantora solo, numa delas, "Canção da Noiva" (Dorival Caymmi), Stella mostrou que ainda estava em ótima forma, usando com técnica perfeita a bela voz, com aquele mesmo timbre grave que foi uma das marcas de seu marido, timbre também herdado pelos três filhos do casal. Além dessa participou ainda das faixas “Vai de vez” e “Berimbau”.

Mas esse retorno foi temporário, A partir daí, ela preferiu permanecer como uma supermãe, muito presente na vida de Dorival e de seus três filhos, sete netos e cinco bisnetos, Uma entrevista em 2003 diz muito sobre a forte personalidade de Stella, que quando perguntada se também fazia música, respondeu: "Não. Eu faço músicos." E realmente fez, três grandes nomes da música popular brasileira comtemporânea: a cantora Nana, o compositor, violonista, cantor e arranjador Dori e o cantor, flautista e compositor Danilo.

O casamento com Dorival durou 68 anos e foi ambientado em Copacabana.

Stella estava internada há cerca de quatro meses, desde 29 de abril, no Hospital Pró Cardíaco, em Botafogo e faleceu após uma parada respiratória. Permaneceu em coma por duas semanas e segundo o hospital, Stella morreu de encefalopatia e insuficiência respiratória aguda. Seu corpo foi enterrado no cemitério São João Batista, ao lado do corpo do marido, Dorival Caymmi.

Ela permaneceu viúva por apenas 11 dias, já que Dorival morreu no dia 18 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário