terça-feira, 27 de novembro de 2012

Agepê

(Rio de Janeiro/RJ , 10/08/1942 - Rio de Janeiro/RJ ,30/08/1995)

Carioca boêmio, nascido Antonio Carlos Porfírio, Agepe antes de assumir a carreira artística chegou a trabalhar como técnico projetista da antiga Telerj.

Fez parte da ala de compositores da azul e branco de Madureira, a Portela.

Iniciou a carreira fonográfica em 1975, com o lançamento de um disco compacto, cuja música "Moro Onde Não Mora Ninguém" tocou bastante nas rádios e tornou o cantor conhecido fora do Rio de Janeiro.A referida canção chegou a ser regravada mais tarde por Wando, mas a marca do cantor já havia impresso uma interpretação única.

Nove anos depois(1984), o cantor explode nas paradas de sucesso de todo o Brasil com a música "Deixa Eu Te Amar", do disco "Mistura Brasileira". A canção "Deixa Eu te Amar" fez parte inclusive da trilha sonora de uma telenovela de Carlos Lombardi, "Vereda Tropical". Graças à música, o disco "Mistura Brasileira" chegou a vender mais de um milhão e meio de cópias.

Como compositor teve como parceiro mais freqüente o amigo Canário. Sua carreira enveredou por um estilo romântico de cantar sambas, contendo também grande sensualidade.

Várias canções ficaram gravadas em nossas memórias pela sua interpretação ímpar, como: Menina dos cabelos longos, Cama e mesa, Cheiro de primavera, Me leva, Moça criança dentre outras.

O cantor morreu de cirrose aos 53 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário