terça-feira, 27 de novembro de 2012

Leandro

(Goianápolis/GO, 15 de Outubro de 1961 - São Paulo/SP, 23 de junho de 1998)

O cantor e compositor Leandro, nome artistico de Luis José Costa nasceu em Goianápolis, Goiás, em 15 de Outubro de 1961.

Formou com seu irmão, Leonardo, a dupla sertaneja "Leandro e Leonardo". A dupla fez sucesso com as músicas "Eu Juro", "Um Sonhador", "Não Aprendi a Dizer Adeus", dentre muitos outros.

No início dos anos 80, quando dois de seus oito filhos decidiram abandonar a rotina dura do roçado, no interior de Goiás, para virar artistas na capital, dona Carminha, mãe de Leandro e Leonardo, na falta de vida melhor a oferecer, sentou-se com o marido, Seu Avelino, na mureta da horta, pegou nas mãos dos rapazes e recomendou: "Vai, se não der certo, volta."

Emival Eterno (Leonardo) e José Luiz da Costa, pouco mais de 20 anos de idade, partiram para Goiânia. Haviam aprendido a cantar como passa-tempo, nos breves intervalos entre as horas intermináveis que passavam acocorados no plantio de jiló, tomate e pepino.

Controlando a respiração com o cheiro do veneno que aplicavam na plantação, os dois jovens cantavam acompanhados pelo som que saia da viola do pai.

Podiam não estar tão certos que eram bons intérpretes, mas não havia dúvidas de que não queriam mais acordar às quatro horas da madrugada para encher 600 caixas de tomates e antes do almoço seguir para o colégio.

Desceram do ônibus em Goiânia com uma sacola de plástico e um violão à mão e todo o repertório de Chitãozinho e Xororó na ponta da língua.

Fizeram teste logo no primeiro dia numa boate chamada Canta Viola. Cantaram "Sessenta Dias Apaixonado", de Chitãozinho e Xororó. O dono do lugar mandou voltar à noite e contratou os rapazes por quatro salários mínimos todo fim de mês.

A primeira providência da dupla foi trocar os nomes. José Luiz Costa, o mais velho, passaria a chamar-se Leandro. Emival, de 25 de julho de 1963, atenderia por Leonardo. Os nomes homenageavam os filhos gêmeos recém-nascidos de um casal de amigos.

Nunca mais, nem entre eles ou os familiares, se tratariam pelo nome de batismo.

"O único incômodo da boate eram as facadas e tapas que rolavam algumas noites", recordou certa vez Leandro. Na cidade nova moraram em um quarto cuja mobília não ia muito além de duas beliches. A dupla dormia numa e um tio e um primo se ajeitavam noutra. Foi assim por três anos.

A dupla Leandro & Leonardo tocou pela primeira vez na cidade de São Paulo em outubro de 1990.

O sucesso aconteceu para a dupla apenas no início dos anos 90, quando gravaram "Entre Tapas e Beijos". A consagração definitiva veio em 1992, com "Pense em Mim" e "Desculpe, Mas Eu Vou Chorar". As duas canções fizeram com que os goianos vendessem 2,5 milhões de discos e entrassem para o seleto grupo das celebridades sertanejas, que já incluía Zezé Di Camargo & Luciano e Chitãozinho & Xororó.

Leandro fez parte dos apresentadores do programa "Amigos" da Rede Globo, juntamente com Zezé di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó, e seu irmão, Leonardo.

A dupla seguiu em ascensão, com um sucesso atrás do outro, até que, em 8 de maio de 1998, foi diagnosticado no Hospital John Hopkins, em Baltimore (EUA), que Leandro, então com 36 anos de idade, tinha um câncer raro no pulmão direito. O tumor, chamado Neuroectodérmico Primitivo ou Tumor de Askin, bastante agressivo, obrigou Leonardo a cumprir a agenda de shows sem o irmão. O tratamento, feito no Brasil, combinou quimioterapia e radioterapia, mas não surtiu o efeito esperado. Apesar das orações de todo o País e do otimismo demonstrado pelo cantor e sua família, a doença acabou por vencê-lo 45 dias depois de descoberta.

No dia 23 de junho de 2998, Leandro morreu de complicações decorrentes do câncer.

O velório, em Goiânia, reuniu milhares de fãs no Estádio Olímpico. A imprensa nacional cobriu a despedida ao cantor. Leonardo sofreu publicamente e pediu ajuda aos fãs. Garantiu que o irmão era insubstituível e que seguiria carreira solo. À época, chegou-se a especular que Leonardo faria dupla com Daniel, que havia perdido o parceiro João Paulo, morto no ano anterior. Dona Carmem, mãe de Leandro, optou por cumprir o desejo do filho morto e auxiliar os doentes de câncer. Mal havia sepultado Leandro, ela deu início às atividades da Casa de Apoio São Luiz.

O cantor Leandro casou-se duas vezes e dos dois casamentos deixou três filhos: Thiago, de 18 anos, Lyandra, e Leandro. Mesmo assim, ele sonhava em ter mais filhos. No dia 12 de maio de 1998, antes de iniciar o seu tratamento de quimioterapia, Leandro foi à clínica de reprodução humana do médico Roger Abdelmassih em São Paulo para retirada sêmen, pois um dos efeitos colaterais da quimioterapia é a perda da fertilidade. Ele pretendia ainda ter mais um ou dois filhos. A familia de Leandro decidiu pela eliminação do material depois da sua morte.

Leonardo está hoje em carreira solo. A Rede Globo exibiu, em 2007, um programa especial sobre a vida de Leandro.



Fontes: Sites Wikipédia; Jornal Vale Paraibano; Portal Pense em Mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário