terça-feira, 27 de novembro de 2012

Francisco Petrônio

(São Paulo/SP, 8 de novembro de 1923 — 1São Paulo/SP, 9 de janeiro de 2007)

O cantor Francisco Petrônio, nome artístico de Francisco Petrone, nasceu em São Paulo, em 8 de novembro de 1923.

Desde criança, Francisco Petrônio pensava em ser cantor. Trabalhando como motorista de táxi, conheceu o cantor Nerino Silva que o levou para um teste em um programa na Rádio Tupi.

Aprovado, Francisco Petrônio iniciou carreira profissional na emissora em 1961, ano em que gravou seu primeiro disco, um compacto na Chantecler, com o bolero "Agora" (Augusta de Oliveira e Antônio Soares) e "Não Me Fale Dela" (Cláudio de Barros).

Francisco Petrônio especializou-se em canções da chamada Velha Guarda, como valsas, serestas e baladas de compositores brasileiros que refletiam imagens do passado. Obtendo sucesso no gênero, Francisco Petrônio fez vários shows na capital e interior de São Paulo, ganhando grande popularidade e sendo chamado de "Voz Veludo Brasil".

Gravou os LPs "Um Brasileiro na Itália", volumes I e II, pela Continental.

Em 1965, Francisco Petrônio foi a Portugal, contratado para um show no Cassino Estoril. Retornou ao Brasil e, entrando em contato com o Clube da Saudade, de São Paulo, passou a ser o maior divulgador do Baile da Saudade, percorrendo cidades com sua equipe de músicos para tocar em festas, com repertório de músicas e ritmos do passado.

Gravou, então, o LP de grande sucesso "Baile da Saudade", pela Continental, e, em 1966, foi convidado a apresentar mensalmente o programa do mesmo nome na TV Globo, de São Paulo, obtendo êxito.

Dois anos depois, produziu seu próprio programa "Baile da Saudade", na Rádio Gazeta, passando para a Rádio América, depois para a Nove de Julho e Record.

Formou a "Orquestra da Saudade", com casais dançando, continuando a divulgar o "Baile da Saudade" em clubes e excursões pelo Brasil. Dedicou-se, depois, a regravações de antigos sucessos, como os CDs "Trinta Anos de Saudade", de 1995, e "Lembranças", de 1997, ambos pela RGE.

Francisco Petrônio faleceu em São Paulo em 19 de janeiro de 2007, de infecção generalizada, aos 83 anos de idade.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora - PubliFolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário