terça-feira, 27 de novembro de 2012

Marcelo Frommer

(São Paulo/SP, 3 de dezembro de 1961 — São Paulo/SP, 13 de junho de 2001)

O guitarrista e compositor Marcelo Frommer nasceu em São Paulo, em 3 de dezembro de 1961.

Descendente de judeus, Marcelo Frommer começou na música aos 15 anos. Influenciado pela Tropicália - movimento musical liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil - e pelos Beatles, Marcelo fez sua primeira apresentação como guitarrista em 1982, no Sesc Pompéia, incorporado aos "Titãs do Iê- Iê -Iê". Era um grupo formado pela junção do Trio Mamão (de Branco Melo, Belloto e Frommer) e pela Banda Performática (de Arnaldo Antunes, André Jung, Ciro Pessoa, Nando Reis, Paulo Miklos e Sérgio Britto).

Em 1984, depois de terem tocado pelo circuito underground de todo país, Tony Belloto, Sérgio Britto, Branco Melo, Paulo Miklos, Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Charles Gavin gravam seu primeiro disco chamado Titãs. Daí pra frente o grupo seria um dos mais cultuados no país.

Marcelo Fromer foi peça fundamental na construção do som da banda, mesmo não tendo tanto destaque quanto os vocalistas. Marcelo Frommer ajudou no processo de composição de sucessos como "Aa Uu", "Homem Primata", "Comida", "Lugar Nenhum", "Desordem", "O Pulso" e "Jesus Não Tem Dentes". Junto com Tony Belloto, Marcelo Frommer compôs grande parte do repertório do disco "A Maior Banda de Todos os Tempos da Última Semana", lançado logo após sua morte.

Desenvolveu outras atividades paralelas, além de música, principalmente nas áreas da culinária e do futebol.

Lançou, em 1999, o livro de receitas "Você Tem Fome de Quê?", cujo título se refere à canção "Comida", dos Titãs. Manteve ainda uma coluna no site gastronômico "Basílico".

Marcelo Frommer atuou, também, como comentarista esportivo no canal de TV fechada "Sport TV" e participou do site oficial do Corínthians com uma coluna.

Morreu aos 39 anos, dois dias após ser atropelado por uma motocicleta na noite do dia 11 de junho de 2001. Foi atingido quando atravessava a Avenida Europa, na capital paulista. O motociclista não prestou socorro, fugindo.

O coração de Marcelo Frommer foi doado para o metalúrgico Mário Oliveira, de 51 anos, que poderia morrer caso não recebesse o transplante. A decisão foi tomada pela família do músico, que em vida sempre manifestou a opção por doar seus órgãos quando viesse a falecer - apesar de sua religião, o judaísmo, proibir esse tipo de prática.

Deixou três filhos: Susy, Max e Alice.

No ano da morte de Marcelo Frommer, o grupo Titãs lançou mais um disco, em homenagem ao companheiro falecido, com várias composições de sua autoria.

Em 2002 foi lançado o livro "A Vida Até Parece Uma Festa", biografia escrita pelos jornalistas Hérica Marmo e Luiz André Alzer. Naquele mesmo ano, foi lançado o livro de Ricardo Alexandre "Dias de luta: O rock e o Brasil dos anos 80", também com várias referências ao compositor.

Fontes: Sites Wikipédia, Folha Uol, Dicionário da MPB; Jovem Pan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário