terça-feira, 27 de novembro de 2012

Renato Russo

(Rio de Janeiro/RJ, 27 de março de 1960 — Rio de Janeiro/RJ, 11 de outubro de 1996)

Renato Russo, nome artístico de Renato Manfredini Júnior, nasceu no Rio de Janeiro em 27 de março de 1960, filho do economista Renato Manfredini, funcionário do Banco do Brasil e de Dona Maria do Carmo, professora de inglês.

Renaato aprendeu inglês ainda pequeno quando morou, dos 7 aos 10 anos, em Nova York. Uma nova transferêcia do pai levou o menino, já com 13 anos, a Brasília que tanto marcou sua música.

Renato Russo teve uma infância e adolescência de classe média alta, típica do pessoal de Brasília. Entre os 15 e os 17 anos de idade, enfrentou várias operações e viveu entre a cama e a cadeira de rodas, combatendo uma doença óssea rara chamada epifisiólise.

Em 1978, inspirado pelo Sex Pistols, Renato formou o grupo "Aborto Elétrico", que, no vai e vem de integrantes, contou com participações de Fê e Flavio Lemos (depois do "Capital Inicial"), Ico Ouro Preto e André Pretorius.

Em 1982, Renato Russo abandonou o "Aborto Elétrico" e passou a fazer trabalhos solos. Nesse período, ficou conhecido como "O Trovador Solitário". Quando a lendária "cena de Brasília" já era uma força underground reconhecida, Renato Russo formou a "Legião Urbana" com Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Paulista. Um ano depois, Paraná e Paulista deixaram a banda e entrou Dado Villa-Lobos.

Quando Renato Rocha se juntou a banda em 1984, a "Legião Urbana" já havia se apresentado diversas vezes em Brasília e nos célebres shows no "Circo Voador", no Rio de Janeiro e no Napalm, em São Paulo. O sucesso dos shows do "Legião Urbana", levou-os, rapidamente, a um contrato com a EMI-Odeon. No primeiro dia do ano seguinte saiu o primeiro álbum, "Legião Urbana", que emplacou os hits "Geração Coca-Cola", "Ainda é Cedo" e "Será".

Com seus refrões poderosos e letras que falavam de inseguranças emocionais e do niilismo da geração crescida durante o regime militar, o "Legião Urbana" agradou os jovens brasileiros. A receita foi aperfeiçoada no álbum seguinte, "Dois", melhor tocado, melhor gravado e mais elaborado. Sucessos como "Eduardo e Mônica" e "Quase Sem Querer" falavam uma língua que qualquer jovem urbano brasileiro dos anos 80 podia entender e se identificar.

"Dois" consolidou Renato Russo como um dos maiores popstars do país. Já na turnê desse segundo disco, começou a aparecer o Renato Russo estrela: seus shows incluíam discursos pregadores (o adjetivo "messiânico" aparecia em nove entre dez matérias sobre o grupo) e um alto consumo de drogas e álcool.

Em 1987, foi lançado terceiro álbum, "Que País É Esse", gerando hits, como "Faroeste Caboclo", e mais uma turnê nacional de sucesso. Em 1989, sai o álbum "As Quatro Estações" que inaugurou a fase mais madura da banda, tanto no som, menos pop, como nas letras, abordando assuntos como AIDS e homossexualismo. Em "Meninos e Meninas", Renato sugere bissexualidade. Logo depois, numa história entrevista à revista Bizz, Renato confirmava o fato.

O álbum "V", lançado em 1991, veio carregado de uma tristeza que refletia a instabilidade emocional-psicológica vivida por Renato. A turnê que se seguiu teve que ser interrompida devido ao seu precário estado de saúde.

O "Descobrimento do Brasil", de 1993, acabou sendo o último disco da banda (A Tempestade, é um disco solo de Renato com participações de Dado e Bonfá). A partir de "Descobrimento", Renato Russo deu vazão a seus projetos solo e lançou "The Stonewall Celebration Concer"t e "Equilíbrio Distante".

O primeiro, cantado em inglês, foi homenagem ao grande amor de sua vida que morreu de overdose. Renato Russo fez, então, seu disco mais militante ao o orgulho de ser gay, ao som de covers da Broadway e Madonna. Stonewall é o nome de um bar nova-iorquino onde, num célebre acontecimento em 1969, gays se rebelaram contra a ação política. "Equilíbrio Distante" traz Renato Russo interpretando canções italianas, uma das manias do cantor.

Renato Russo era HIV positivo desde 1990, mas nunca assumiu publicamente a doença. Desde a época de "Descobrimento do Brasil", Renato andava recluso e arredio e evitava a imprensa. As suspeitas se comprovaram em 11 de outubro de 1996 com sua morte por broncopneumopatia, septicemia e infecção urinária -consequências da AIDS -, pesando só 45 quilos.

Seu corpo foi cremado e suas cinzas lançadas sobre o jardim do sítio de Roberto Burle Marx.

Durante sua carreira, Renato Russo teve quatro livros publicados e, após sua morte, três livros foram lançados sobre ele, sendo um deles "Conversações com Renato Russo", que contém trechos de entrevistas mostrando o seu ponto de vista sobre o rock, a homossexualidade (incluindo a sua própria), o mundo, as drogas e a política. "Depois do Fim", de Angélica Castilho e Erica Schlude (ambas da UERJ), "Poesia em Renato Russo - Análise e Interpretação", de Eziel Percino (bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de Literatura Brasileira, bacharel em Teologia pelo STBI). Vale ser citado como bibliografia referencial os livros "O Trovador Solitário" e "BRock - O Rock Brasileiro nos Anos Oitenta", ambos de Arthur Dapieve.

Discografia

Discos solo

The Stonewall Celebration Concert (1994)
Equilíbrio Distante (1995)
O Último Solo (1997) (póstumo)
Série Identidade: Renato Russo (2002) (coletânea)
Para Sempre (2002) (coletânea)
Presente (2003) (póstumo)
O Talento de Renato Russo (2004) (coletânea)
Série Bis: Renato Russo - Duplo (2005) (coletânea)

Discografia com a "Legião Urbana"

Álbuns de estúdio

Legião Urbana (1985)
Dois (1986)
Que País É Este 1978/1987 (1987)
As Quatro Estações (1989)
V (1991)
O Descobrimento do Brasil (1993)
A Tempestade (ou O Livro dos Dias) (1996)
Uma Outra Estação (1997) (póstumo)

Coletâneas

Música para Acampamentos (1992) (coletânea de gravações ao vivo)
Mais do Mesmo (1998) (póstumo)

Trilhas

A Era Dos Halley (2007) (especial de tv gravado originalmente no ano de 1985-vários artistas-Legião Urbana participa com a faixa "O Senhor Da Guerra") (póstumo)

Álbuns ao vivo

Acústico MTV Legião Urbana (1999) (gravado ao vivo em 1992) (póstumo)
Como É que Se Diz Eu Te Amo (2001) (gravado ao vivo em 1994 na turnê de "O Descobrimento do Brasil") (póstumo)
As Quatro Estações ao Vivo (2004) (gravado ao vivo em 1990 na turnê de "As Quatro Estações") (póstumo)

Videografia
Acústico MTV (1999) (gravado ao vivo em 1992) (póstumo)
Renato Russo Entrevistas (2006) (DVD lançado pela MTV com entrevistas guardadas durante 10 anos) (póstumo)
Acústico MTV Série Bis DVD+CD (2007) (gravado ao vivo em 1992) (póstumo)

Fontes: Sites Casa do Bruxo, Wikipédia, Site Oficial Renato Russo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário