terça-feira, 27 de novembro de 2012

Isaurinha Garcia

(São Paulo/SP, 26.02.1919 ***** São Paulo/SP, 30.08.1993)

Isaura Garcia, mais conhecida como Isaurinha Garcia, era paulistana do bairro do Brás, nasceu na Rua Alegria. Sobrinha do famoso pintor José Pancetti, sua mãe chamava-se Amélia. Ainda menina, ajudava na loja da família, engarrafando vinho. Foi lá que começou a demonstrar o seu talento musical, pois, enquanto enchia as garrafas, ia cantando. A mãe resolveu então levá-la a um programa de calouros, quando ela tinha 13 anos. Era o programa "A Hora da Peneira Rhodine", da Rádio Cultura, onde ela foi eliminada. Fez nova tentativa um ano depois, em 1937, na Rádio Record, no programa de Otávio Gabus Mendes, onde interpretou "Camisa Listrada", obtendo o primeiro lugar.

Iniciou sua carreira profissional, ainda em 1937, depois do concurso na Rádio Record, que lhe valeu o convite para participar de um programa de calouros especiais.

No ano seguinte, foi contratada pela Rádio Record, permanecendo como uma das principais cantoras de seu cast ao longo de toda a sua carreira. No início, formou dupla com o cantor Vassourinha, apresentando-se na Record, em shows e circos. No começo da carreira, inspirou-se em Carmen Miranda e Araci de Almeida, das quais era fã. Estreou na gravação com um "jingle" publicitário do sapólio Radium.


Em 1941, gravou seu primeiro disco, pela Colúmbia, com "Chega de Tanto Amor", de Mário Lago, e "Pode Ser", de Geraldo Pereira e Marino Pinto. Ainda em 1941, gravou "A Baratinha", de Antônio Almeida; "Eu Não Sou Pano de Prato", de Mário Lago, e Roberto Martins; "Aproveita o Beleléu", de Marino Pinto e Murilo Caldas, e "O Telefone Está Chamando", de Benedito Lacerda e Popeye do Pandeiro.

Seu primeiro sucesso aconteceu em 1943, com "Aperto de Mão", de Horondino Silva (Dino), Jaime Florence (Meira) e Augusto Mesquita, gravados pela Victor. No mesmo ano, ainda gravou "Sorriso de Paulinho", de Gastão Viana e Mário Rossi, e "Duas Mulheres e Um Homem", de Ciro de Sousa e Jorge de Castro. Nessa época, participava de vários programas consagrados do rádio e apresentava shows em boates.

Em 1945, gravou o samba "Mensagem", de Aldo Cabral e Cícero Nunes, que se tornou um clássico de seu repertório.


Em 1947, veio novo sucesso com o samba "De Conversa em Conversa", de Lúcio Alves e Haroldo Barbosa, gravado ao lado do grupo "Os Namorados da Lua".

No fim da década de 1940, Isaurinha Garcia já era uma cantora de expressão nacional, que recebia convites para se apresentar na Rádio Nacional do Rio de Janeiro (programa César de Alencar) e na boate do Hotel Copacabana Palace. Nesse período, fez várias excursões pelo país.

No início da década de 50, lançou outros sucessos: "Marrequinha", toada de Denis Brean e Raul Duarte; "Velho Enferrujado", de Gadé e Valfrido Silva, e o baião "Pé de Manacá", de Hervê Cordovil e Marisa Pinto Coelho.

Foi eleita a primeira Rainha do Rádio Paulista em 1953.


Em 1956, transferiu-se da gravadora Victor para a Odeon. Nessa gravadora estreou com "Mocinho Bonito", de Billy Blanco.

No ano seguinte, gravou o primeiro LP (10 polegadas), com o título "A Personalíssima", que teve arranjos de Luís Arruda Pais. Conheceu seu futuro marido, Walter Wanderley, numa excursão a Recife, PE. Depois de casada, lançou com ele alguns LPs: "Sempre Personalíssima" (1959); "Atualíssima" (1963) e "Sambas da Madrugada" (1963). Ainda em 1963, gravou com sucesso "Tem Bobo Pra Tudo", samba de Manuel Brigadeiro e João Correia da Silva.

Em 1969, gravou dois LPs pela Continental: "Martinho da Vila e Dolores Duran na voz de Isaura Garcia" e "Ary Barroso e Billy Blanco na voz de Isaura Garcia". No mesmo ano, participou do V Festival de MPB na TV Record, de São Paulo, interpretando "Primavera" de Lupicínio Rodrigues e Hamilton Chaves.

Lançou novo LP com músicas de Noel Rosa e Chico Buarque, em 1970. No mesmo ano, aposentou-se na Rádio Record. Nessa época, fez várias apresentações nas boates paulistas Igrejinha, Casa da Badalação e Tédio.

Em 1973, gravou o LP "Isaura Garcia", pela Continental.

Em 1987, A gravadora Eldorado lançou "Isaura Garcia - Documento Inédito", incluindo, entre outras, músicas de Dorival Caymmi e Roberto e Erasmo Carlos.

Gravou mais de 90 discos em 78 rpm e mais de 10 LPs, ao longo da carreira.

Recebeu de Blota Júnior o slogan: "Isaurinha, A Personalíssima", que acabou batizando o seu primeiro LP. Morou por toda a vida na capital paulista, onde faleceu em agosto de 1993, aos 74 anos.

Em 2003, foi montado o musical "Isaurinha Garcia --Personalíssima", estrelado por Rosamaria Murtinho e produzido por Rick Garcia, neto da cantora.

Dirigido por Jaqueline Laurence, o espetáculo conta a história de Isaurinha, considerada a Rainha do Rádio Paulista nas décadas de 40 e 50. No palco, 15 atores, entre eles Rosamaria Murtinho, Taís Araújo e Rick Garcia, contam a história e carreira de Isaurinha, desde a adolescência até sua morte, aos 70 anos. Os atores interpretam 76 personagens.

O espetáculo traz 15 números musicais, tocados ao vivo por uma banda de 4 músicos. Os personagens transitam pelo bairro paulistano do Brás, com riqueza de detalhes, onde Isaurinha viveu, levam o espectador a uma visão geral do universo da época.


Fontes: CollectorsS Studio; Folha Online. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário