terça-feira, 27 de novembro de 2012

Roberto Ribeiro

(Campos dos Goytacazes/RJ , 20/07/1940 - Rio de Janeiro/RJ, 08/01/1996)

Conhecido como Roberto Ribeiro, mas batizado por seus pais, filho de Antônio Ribeiro de Miranda e Júlia Maciel Miranda, como Dermeval Miranda Maciel, era um carioca típico, apaixonado por samba e futebol.

Jogava em um time de futebol ( como goleiro ) de sua cidade natal, mas em 1965 dirige-se para o Rio de Janeiro visando tentar a sorte em um grande clube carioca. Chegou a treinar no Fluminense, mas o samba falou mais alto.

Ainda na década de 60 passou a se apresentar no programa "A Hora do Trabalhador", da rádio Mauá. Liette (que viria a ser sua esposa), irmã do compositor Jorge Lucas encantou-se com seu trabalho e resolveu apresentá-lo ao Império Serrano, escola de samba tradicional do Rio de Janeiro, no subúrbio de Madureira.

A paixão recíproca se instala e Roberto passou a freqüentar as rodas de samba da verde e branco da Serrinha ( como o Império Serrano é conhecido). Logo os diretores da escola perceberam o seu talento e o convidaram a ser puxador do samba da escola na avenida, no carnaval de 1971.

Depois de dois anos afastado, Roberto Ribeiro firmou-se como puxador oficial da escola, defendendo o microfone da agremiação de 1974 a 1981. Dentre as muitas músicas compostas, Roberto Ribeiro teve por duas vezes sambas-enredos vencedores no concurso da agremiação imperiana. Em 1977 a escola leva para a avenida o seu belo samba "Brasil, Berço dos Imigrantes", em parceria com o cunhado Jorge Lucas; e em 1979 , "Municipal Maravilhoso, 70 Anos de Glórias", com Jorge Lucas e Edson Passos.

Ao mesmo tempo em que caiu de corpo e alma no mundo das escolas de samba, sua carreira como cantor deslanchou. Fez sucesso em todo o país com músicas como: "Tempo Ê" (Zé Luiz e Nelson Rufino), "Acreditar" (Ivone Lara e Délcio Carvalho), "Estrela de Madureira" (Acyr Pimentel e Cardoso), "Liberdade" (Ivone Lara e Délcio Carvalho), "Vazio" (Nelson Rufino), "Todo Menino É Um Rei" (Nelson Rufino e Zé Luiz), este talvez seu maior sucesso, e "Meu Drama" (Silas de Oliveira e J. Ilarindo). Esta última chegou a fazer parte da trilha sonora da novela "Pai Heói", da TV Globo. Teve mais de vinte discos lançados ao longo de sua carreira.

Passou a sofrer de um seríssimo problema de vista e, em Janeiro de 1996, faleceu em virtude um atropelamento no bairro de Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

Sua vida foi contada em livro de autoria de sua própria esposa, Liette de Souza Maciel, com o título "Dez anos de saudade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário