terça-feira, 27 de novembro de 2012

Baden Powell

(Varre-Sai, RJ, 6 de agosto de 1937 - Rio de Janeiro, RJ, 26 de setembro, de 2000)

Baden Powell de Aquino nasceu em Varre-Sai, no Norte fluminense, em 6 de agosto de 1937. Seu pai, Lilo de Aquino, militante do escotismo, deu-lhe o nome do general britânico fundador do movimento.

Ainda em 1937, a família - Seu Lilo, Dona Adelina, Baden e a irmã, Vera (o irmão mais velho, Jackson, já havia morrido) - mudou-se para o Rio, indo morar, primeiro, em Vila Isabel, e, depois, na Saúde e, logo em seguida, em São Cristóvão, onde Baden Powell passou toda a infância e a adolescência.

Foi criado dentro de uma família de músicos: seu avô tinha dirigido a primeira orquestra da cidade, da qual participavam seu tio e seu pai, que tocava violino.

Aos 8 anos, foi estudar violão com Jaime Florence, o Meira dos regionais de Benedito Lacerda e Canhoto. Na Escola Nacional de Música, estudou teoria musical, harmonia e composição.

Aos 10 anos, Baden Powell havia vencido o programa Papel Carbono, de Renato Murce, porta de entrada para o rádio.

Aos 13 anos, Powell conheceu todo o Brasil durante suas apresentações, que só aconteciam nas férias escolares.

A família precisava de dinheiro, já que seu pai, que fazia artigos em couro, foi à falência. Nessa época, Powell tocou na orquestra da Rádio Nacional e num cabaré na Lapa, no Rio, onde entrava com certidão falsificada. É desse período seu primeiro sucesso, “Samba Triste”, com o parceiro Billy Blanco.

Aos 15 anos, munido de uma autorização do Juizado de Menores, Baden Powell largou os estudos para dedicar-se totalmente à música, tornando-se, então, músico profissional.

Em 1962, Baden Powell conheceu Vinícius de Moraes, com quem formaria uma das mais importantes parcerias da música popular brasileira. Outro parceiro fundamental foi Paulo César Pinheiro, co-autor de "Lapinha", a música vencedora da I Bienal do Samba, em 1969.

Naquele ano de 1962, Baden Powell foi pela primeira vez à Europa, onde se tornou o artista brasileiro de maior prestígio. Chegou a permanecer, às vezes, até cinco anos, apresentando-se e gravando em vários países.

No total, Baden Powell morou mais de 20 anos na Alemanha e França.

Baden Powell tinha uma maneira única de tocar violão, incorporando elementos virtuosísticos da técnica clássica e suíngue e harmonia populares. Ele explorou de maneira radical os limites do instrumento, o que o transformou em uma rara estrela nacional da área com trânsito internacional.

Teve músicas gravadas por Beth Carvalho (Samba do Perdão, parceria com Paulo César Pinheiro), Elis Regina (Samba do Perdão, Quaquaraquaquá, Aviso aos Navegantes), todas em parceria com Paulo César Pinheiro; Elizeth Cardoso (Valsa do amor que não vem, com Vinícius de Moraes).

Em julho de 1994, Baden Powell apresentou-se na Sala Cecília Meireles, na cidade do Rio de Janeiro, ao lado dos filhos Louis Marcel Powell, violonista, e Phillipe Baden Powell, pianista e tecladista. Esse concerto foi gravado em CD, com o título "Baden Powell e Filhos".

Em 1995, Baden Powell recebeu o Prêmio Shell pelo conjunto de sua obra.

Discografia

1959 - 78 RPM
1959 - Apresentando Baden Powell e seu Violão
1961 - Um Violão na Madrugada
1962 - Baden Powell (Compacto Duplo)
1962 - Baden Powell Swing With Jimmy Pratt
1963 - Baden Powell à Vontade
1964 - O Mundo Musical de Baden Powell (gravado na França)
1965 - Billy Nencioli / Baden Powell
1966 - Baden Powell ao Vivo no Teatro Santa Rosa
1966 - Os Afrosambas - Baden & Vinícius
1966 - Tempo Feliz
1966 - Tristeza on Guitar
1967 - Berlin Jazz Festival
1968 - Poema on Guitar
1968 - Show Recital: Baden, Marcia & Originais do Samba
1969 - 27 Horas de Estúdio
1969 - Le Monde Musical de Baden Powell - Vol. 2
1970 - Baden Powell Quartet Vol. 1
1970 - Baden Powell Quartet Vol. 2
1970 - Baden Powell Quartet Vol. 3
1970 - Canto on Guitar
1970 - Lotus
1970 - Os Cantores de Lapinha
1973 - Solitude on Guitar (gravado na Alemanha)

Depois de passar várias semanas no hospital, Baden Powell morreu em 26 de setembro de 2000, aos 63 anos, vítima de infecção generalizada em decorrência de uma pneumonia bacteriana grave. Diabético, Powell estava internado desde 23 de agosto de 2000 na Unidade de Tratamento Intensivo da Clínica Sorocaba, no Rio de Janeiro.

Baden Powell, que morava no Rio de Janeiro com sua quinta mulher, Elizabeth do Carmo, deixou gravado um CD inédito. O álbum Lembranças, finalizado dois meses antes de sua morte.

Fontes: Sites Wikipédia, MPBNet; Isto é Gente, Site Oficial Vinicius de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário