terça-feira, 27 de novembro de 2012

Joel de Almeida

(Rio de Janeiro – RJ em 05/11/1913 ***** (São Paulo – SP em 01/04/1993)

O cantor e compositor Joel de Almeida nasceu no Rio de Janeiro – RJ, em 05 de novembro de 1913.

Joel de Almeida formou com o cantor Gaúcho uma dupla de sucesso principalmente nos anos 1940. Em 1946 fazendo dupla com Gaúcho, gravou em disco solo, os sambas “ Promessa” e “ Trabalhar eu não ”. Nessa época, em excursão à Argentina, a dupla com Gaúcho se desfez e Joel permaneceu como cantor em Buenos Aires.

Em 1951, Joel de Almeida gravou de sua autoria o samba “ Hoje a Coisa É Diferente ”,e “ Dom Roy o Baião Ai! Que bom”.

Depois de um breve retorno, a dupla com Gaúcho desfez-se definitivamente e Joel de Almeida prosseguiu sua carreira solo. Em 1955, já com a dupla desfeita, gravou pout-pourri intitulado “Reminiscências de Joel e Gaúcho”, pela Odeon. No mesmo ano gravou outro pout-pourri "Sucessos da Velha-Guarda", com músicas de Noel Rosa, Ismael Silva e outros compositores. Gravou ainda o fox "Canção para Inglês Ver", de Lamartine Babo.

Em 1956, Joel de Almeida gravou a marcha “Quem Sabe, Sabe”, de sua autoria e que veio a ser uma das mais executadas em todo o Brasil naquele ano, e o fox “ Loura ou Morena” composta em 1932. Em 1957, gravou de sua autoria o samba “ Não Quero Mais Amor ”, a marcha “Isso Não Se Faz ”. No mesmo ano regravou o grande sucesso do carnaval de 1927, o maxixe “ Cristo Nasceu na Bahia ”. Em 1958 gravou a marcha “ Campeão do Mundo ” e o samba “Leonor ”. No mesmo ano gravou com a cantora Aracy de Almeida as marchas Vai Ver que é, de Carvalhinho ”, e “A Mulata é que é Mulhe ”. Ainda em 1958, obteve grande sucesso com o samba “ Madureira Chorou ” que homenageava a vedete do teatro de revista Zaquia Jorge, moradora de Madureira e mulher de Júlio Monteiro, o Júlio Leiloeiro. Nesse período, começou a trabalhar como diretor artístico da gravadora Polydor, função na qual atuou por cerca de um ano e meio, tempo no qual lançou o jovem cantor Roberto Carlos, a princípio para concorrer com João Gilberto. Em 1959 gravou a marcha “Linda Brincadeira ”, e o samba “ Fita os Olhos Meus”. Em 1961, gravou a marcha “ Pé de Cana ” e o samba “ Eu Gostava tanto Dela ”. Em 1963, gravou as marchas “Elza” e “Pau no Burro”. Atuou ainda como radialista, apresentando programas noturnos na Rádio Tupi de São Paulo.

Joel de Almeida morreu em São Paulo, em 1 de abril de 1993, aos 80 anos de idade.

Fontes: Site Revivendo Músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário