terça-feira, 27 de novembro de 2012

Maurício Reis

(Santa Rita/PB, ********* Bonito/PE, 22/07/2000)

Ídolo da música popular, representante mor do estilo musical chamado “brega”, Maurício Reis morreu no dia 22 de julho de 2000 quando o carro que o conduzia, um Fiat Tempra, afundou nas águas da Barragem do Prata, que haviam inundado a pista da PE-109 por causa das fortes chuvas que caíam na região.

Nascido na cidade de Santa Rita, na Paraíba, João Maurício da Costa adotou o nome artístico de Maurício Reis e teve uma carreira de 29 anos.

O acidente aconteceu no distrito de Alto Bonito, em Bonito, no Agreste. Maurício Reis havia saído de Gravatá, onde morava há sete anos, para fazer um show em Xexéu, na Zona da Mata Sul. O carro estava sendo guiado pelo filho do cantor, o tecladista Maurício Inácio Costa, que sobreviveu ao acidente.

Conhecido no Nordeste como o “Cantor das Rosas”, ele gravou 27 álbuns, entre LPs e CDs. Seus maiores sucessos são "Verônica" e "Mercedão Vermelho".

O LP "Fim de Noivado", lançado pela Phonogram em 1973, disco que contém o clássico "Verônica" (C. Blanco – versão de Fernado Adour), teve a direção de produção assinada por Luis Paulo e Hyldon Souza. Hyldon é o mesmo que em 1975 estourou no país inteiro com as músicas "As Dores do Mundo" e "Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda", ambas de autoria do cantor. Ironicamente, no mesmo disco a música Lenço Manchado (Isaias Souza), narra a história de um acidente automobilístico. Um homem apaixonada recebe a notícia de que sua mulher havia morrido num acidente na estrada. Os demais ocupantes saíram vivos, somente seu amor havia morrido. O único bem que ficou do amor, foi um lenço manchado de sangue. Dramático!

A família do cantor Maurício Reis está processando o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER). Marlete Inácio da Costa, viúva do cantor, afirma que o marido morreu porque não havia placas sinalizando as condições da estrada. Ela deu entrada em uma ação na Segunda Vara de Justiça de Gravatá, pedindo indenização por perdas e danos. "Não estipulamos o valor da indenização, deixamos isso para o juiz”, diz Marlete Inácio. “Maurício está fazendo muita falta, tanto para a família quanto para os fãs”, declara Marlete.

O poeta do "Cravo Branco ou Poeta das Rosas",como era conhecido, lançou 27 álbuns em quase 30 anos de carreira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário