terça-feira, 27 de novembro de 2012

Lenita Bruno

(Rio de Janeiro/RJ 08/12/1926 ****** Rio de Janeiro/RJ, 24/08/1987)

Lenita Bruno iniciou sua carreira aos 14 anos.Participou de diversos programas de calouros nas rádios Nacional e Cruzeiro. Saia-se sempre muito bem e foi a vencedora de vários deles.

Sua primeira participação em gravações foi em 1942, interpretando o samba “Confesso” para o conjunto Chiquinho e seu Ritmo.

Em 1946 assinou seu primeiro contrato com a Rádio Mayrink Veiga, para uma temporada de seis meses. Em 1949, venceu o concurso Chiquinho a procura de uma Lady crooner, promovido pela Rádio Clube do Brasil. Em 1950, retornou à Mayrink Veiga, onde se apresentou com o cantor Dick Farney, em um programa dedicado ao jazz.

A cantora participou de vários dos mais conceituados programas musicais da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, entre eles: Operetas famosas; Um milhão de melodias; Festivais GE; Canção da lembrança; Quando os maestros se encontram e Mestres da música.

Gravou seu primeiro disco em 1952, pela Sinter, interpretando duas músicas de Lírio Panicali e Evaldo Rui: Um domingo no Jardim de Alahe Enquanto houver. Em 1958, gravou duas versões feitas por Aloysio de Oliveira, pela Odeon: Sayonara e Love me again. Conheceu Tom Jobim através de seu marido, o maestro Leo Peracchi, que orquestrou Orfeu da Conceição, em 1957.
Dessa nova amizade surgiu o convite pra gravar o álbum “Por Toda a Minha Vida”, com composições de Tom e Vinicius de Moraes.

Era treinada no canto lírico e intérprete de canções do universo musical norte americano durante as décadas de 40 e 50. Abraçou com fervor a bossa-nova.

Depois de deixar dois LPs clássicos como “Por Toda a Minha Vida” e “Modinhas Fora de Moda” [do selo Festa], Lenita partiu em 1964 para Nova Iorque e gravou com nomes como Laurindo de Almeida, Bud Shank, Claire Fisher e outros.
Devido à desenvoltura com que cantava músicas em inglês, gravou os discos “Lenita Bruno em Hollywood”, interpretando somente canções brasileiras e “Work of Love”.

Fez também um especial na TV ao lado de José Feliciano. Ao retornar ao Brasil, participou de um show na Sala Funarte, em homenagem a Mário de Andrade.

Realizou o show Tom Jobim, popular ou clássico? em 1985, no Projeto Seis e Meia da A. B. I. , no Rio de Janeiro. Fez sua última apresentação em 1986, no Restaurante Botanic, no Rio de Janeiro, no show Para amar e sofrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário