terça-feira, 27 de novembro de 2012

Celly Campello

(Taubaté/SP, 18 de junho de 1942 ****** Campinas/SP, 4 de março de 2003).

Célia Benelli Campello, nome artísitico de Celly Campello, nasceu em Taubaté, em 18 de junho de 1942.

Foi cantora e precursora do rock no Brasil, surgindo bem antes que a Jovem Guarda. Também trabalhou como atriz e compositora.

Dançou "Tico-Tico no Fubá" aos cinco anos numa apresentação infantil. Com seis anos cantou na Rádio Cacique de sua cidade natal e se tornou uma das participantes do “Clube do Guri” (Rádio Difusora). Estudou piano, violão e balé durante a infância.

Aos doze anos, já tinha seu próprio programa de rádio, também na Rádio Cacique. Com quinze anos(1958), foi para São Paulo junto com o irmão Tony Campello que a acompanhou em boa parte de sua carreira como cantora e atriz, e grava o primeiro disco.

Estreou na televisão no programa "Campeões do Disco", da TV Tupi, em 1958.

Em 1959, ganhou programa próprio junto com seu irmão Tony Campello, chamado "Celly e Tony em Hi-Fi", na Rede Record, o qual apresentou por dois anos.

Sua carreira explodiu em 1959 com a versão brasileira de "Stupid Cupid", que, no Brasil, virou "Estúpido Cupido". A música foi lançada no programa do Chacrinha e se tornou um sucesso em todo país no ano de 1959. Nesse mesmo ano filma com Mazzaropi “Jeca Tatu”.

Gravou vários outros sucessos como: "Lacinhos Cor-de-Rosa", "Billy", "Banho de Lua" entre muitos que lhe renderam vários prêmios e troféus, inclusive no exterior, e lhe deram o título de "Rainha do Rock Brasileiro".

Para tristeza de toda uma geração que se espelhou no seu trabalho, Celly largou a carreira no auge, para se casar. Foi em 1962, com José Eduardo Gomes Chacon.

Nos anos 70, foi trazida de novo ao sucesso graças a telenovela "Estúpido Cupido" da TV Globo, na qual também aparece em algumas cenas. Tentaria retomar a carreira, mas, com o término da novela, voltou para o ostracismo.

Faleceu de câncer em 04 de março de 2003, na cidade de Campinas, SP.

Fonte: Wikipédia
Fotos obtidas no Site Não Oficial Celly Campello - Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário