terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mamonas Assassinas

"Mamonas Assassinas" foi uma banda brasileira de rock satírico, com influências de gêneros populares como forró, sertanejo, pagode além de hard rock e música portuguesa.

Tornaram-se um grande sucesso com seu humor em meados da década de 1990, vendendo mais de 2,5 milhões de cópias de seu álbum de estréia.

No auge de suas carreiras, os integrantes da banda foram vítimas de um acidente aéreo fatal.

A morte dos integrantes de "Mamonas Assassinas", em 1996, chocou o Brasil. Os músicos voltavam de um show quando o avião em que estavam chocou-se contra a Serra da Cantareira, em São Paulo.

Grande parte do sucesso dos Mamonas deveu-se ao vocalista Dinho, o mais palhaço dos cinco, que ainda arrancava suspiros das meninas. Bento (guitarra), um japonês que se apresentava usando uma peruca rastafári, era o responsável pela mistura de estilos musicais da banda, que ia do sertanejo ao rock, passando pelo vira, tradicional música portuguesa. Julio Rasec (teclados) – o sobrenome artístico era, na verdade, seu segundo nome, César, escrito ao contrário – ficou conhecido pela performance de Maria, na música "Vira-Vira". Os irmãos Reoli, Samuel (baixo) e Sérgio (bateria), usavam uma corruptela do verdadeiro nome da família, Reis de Oliveira, como nome artístico.

Em 1989 os irmãos Samuel e Sérgio Reoli, junto com Júlio Rasec e Bento Hinoto, formaram uma banda de rock chamada "Utopia", especializada em covers de grupos como "Legião Urbana" e "Rush". Em um show, o público pediu para tocarem uma música dos "Guns N' Roses", e como não sabiam a letra, pediram a um espectador para ajudá-los. Dinho voluntariou-se para cantar, e com sua performance escrachada fez o público rir, sendo aceito no grupo.

O "Utopia" passou a apresentar-se na periferia de São Paulo e lançou um disco que vendeu menos de 100 cópias. Aos poucos, os integrantes começaram a perceber que as palhaçadas e músicas de paródia eram mais bem recebidas pelo público do que os covers e as músicas sérias. Decidiram, então, mudar o perfil da banda, a começar pelo nome, escolhido por ser o mais engraçado, e que cita mamona como sinônimo de seio (tanto que o grupo criou a tradução para inglês "The Big Killer Breasts", peitões assassinos).

Mandaram uma fita demo com as músicas "Pelados em Santos" e "Robocop Gay" para diversas gravadoras, e Rafael, filho do diretor artístico da EMI, João Augusto Soares e baterista da banda Baba Cósmica, insistiu na contratação.

Após assistir uma apresentação do grupo em 28 de Abril de 1995, João Augusto resolveu assinar contrato com os "Mamonas Assassinas".

Após gravar um disco produzido por Rick Bonadio (apelidado pela banda de Creuzebek), os Mamonas saíram em imensa turnê, apresentando-se em programas como Jô Soares Onze e Meia e tocando mais de cinco vezes por semana, com apresentações em 25 dos 27 estados brasileiros e ocasionais dois shows por dia. O cachê dos "Mamonas Assassinas"tornou-se um dos mais caros do país, R$50 mil.

Os "Mamonas Assassinas" preparavam uma carreira internacional, com partida para Portugal preparada para 3 de Março de 1996. Porém, em 2 de Março, enquanto voltavam de um show em Brasília, o Learjet em que viajavam chocou-se contra a Serra da Cantareira, numa tentativa de arremetida, matando todos que estavam no avião.

O enterro no dia 4 de Março fora acompanhado por mais de 65 mil fãs.

Foi anunciado um filme da história da banda, baseado em "Blá, Blá, Blá - A Biografia Autorizada dos Mamonas Assassinas, de Eduardo Bueno, e a ser dirigido por Maurício Eça.

Integrantes:

Alecssander Aves ( Dinho ): Nasceu em Irecê, na Bahia, em 5 de março de 1971. Mudou-se para Guarulhos com 1 ano e meio de idade.Compositor e vocalista, comprou um Kart, corria de moto e amava pilotar seu Jet Ski. Namorava a modelo Valéria Zappello.

Sérgio Reis de Oliveira ( Reoli ) Foi o verdadeiro criador do conjunto. Nasceu em SP em 30 de setembro de 1969 e era o irmão mais velho de Samuel Reoli. Sempre sonhou em ser músico profissional e tocava bateria. Com seus cachês ajudou a reformar a casa onde morava com toda a família: construiu um enorme salão de jogos, além de uma piscina.

Samuel Reis de Oliveira ( Reoli ): Nasceu em 11 de março de 1973, em SP. Começou a tocar baixo por influência de Sérgio. Foi office-boy, auxiliar de cobrança e tinha uma video locadora em casa. Era o caçulinha do conjunto.

Júlio César Barbosa (Júlio Rasec): O tecladista dos Mamonas e dono da voz da Maria no hit "Vira-Vir"a. Nasceu em 8 de Janeiro de 1968 em Guarulhos. Foi técnico em eletrônica, estagiário da Philco e professor de Inglês. Apesar de cabelos pintados de vermelho. era o mais reservado e estudioso do grupo.

Alberto Hinoto ( Bento): Era o único nissei dos Mamonas. Apesar do look maluco, com cabelos rastafaris, era o mais certinho dos cinco. Nasceu em 7 de agosto de 1970 em Guarulhos. Tinha uma empresa de materiais para escritórios estudava Administração de Empresas na Faculdade Farias Brito. Namorava Aninha Almeida e tocava guitarra.

Discografia

Álbuns de estúdio

Mamonas Assassinas (1995)


Coletâneas

Atenção, Creuzebek: A Baixaria Continua (1998) - coletânea de versões alternativas e ao vivo. Possui três músicas inéditas: "Joelho", "Onon Onon" e "Desnudos en Cancún".

Álbuns ao vivo

Mamonas ao Vivo (2006) - lançado para lembrar os 10 anos da morte. Inclui "Não Peide Aqui, Baby" (paródia de "Twist and Shout" dos Beatles). e uma versão do tema da Pantera Cor-de-Rosa.

Videografia

DVD
MTV Na Estrada (2004) - DVD lançado pela MTV Brasil.

Fontes: Wikipédia, Cliquemusic Uol, Blogs "Mamonas Assassinas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário