terça-feira, 27 de novembro de 2012

Wilson Miranda

(Itápolis/SP, 27/03/1940 ******* São Paulo/SP, 20/06/1986

Wilson Antonio Chaves de Miranda começou sua carreira no final dos anos 50, como crooner de um conjunto de jazz. Junto com Carlos Gonzaga, foi um dos intérpretes que introduziram gêneros como o calipso e o twist no Brasil no fim dos anos 1950, além das versões de baladas de rock.

Surgiu em 1958, mesmo ano em que assinou com o selo Chantecler, no qual permaneceria até 1964. Em 1958 estreou na Chantecler com o calipso "Picolissima Serenata", de Ferrio, Amurry e Sidney Morais e o samba canção "Fui Procurar Distração". No ano seguinte o rock balada "Twilight Time", de Nevins e Dunn, com versão de Fred Jorge e o beguine "Veneno", de Poly e Henrique Lobo.

Em 1960 assinou contrato com a Rádio Tupi e passou a cantar rock-balada. Apesar de não ter sido bem recebido pela crítica, Wilson conseguiu sucesso comercial com músicas como "Alguém É Sempre Bobo de Alguém" e "Bata Baby". Gravou neste ano o rock "Bata Baby", de Johnson, com versão de Toni Chaves e D. Fulgêncio, o samba "Olhos Verdes", de Aldacir Louro e Linda Rodrigues, o bolero "Abismo de Amor", de Waldick Soriano e a guarânia "Teu Amor é Minha Vida", de Lucio Cardim e Alberto Roy. No ano seguinte gravou a primeira composição de sua autoria, a marcha "Vamos Namorar", parceria com Conde.

Participou do filme “Conceição” (1960). Ele aparece cantando “Bata Baby” ao lado do conjunto “The Rebels”.

Em 1962 gravou o rock "Eu Quero Dançar Com Você", de Doc Pomus e Mart Schuman, com versão de Fred Jorge. No ano seguinte gravou de Toni Chaves e Pierre, o calipso cha-cha-cha "Meu Sonho".

Em 1964 gravou a toada "Recado de Saudade", de Luiz Vieira

Em 1965 gravou "Tempo Novo", disco que lhe rendeu muitos prêmios. Mesmo assim, nos anos seguintes deixou a carreira de cantor em segundo plano, atuando como produtor em discos de Nelson Gonçalves, Bendegó, Banda de Pífanos de Caruaru, Originais do Samba, Célia, Vanusa, Marília Medalha, entre outros.

Com o declínio do rock e congêneres, no início dos anos 1970, seu repertório passou a tender mais para a música romântica. Nessa época já atuava pela Continental, pela qual lançou entre outros, o LP "Relevo".

Em 1978 voltou a gravar, dessa vez com um repertório mais voltado para a música popular brasileira, afastando-se definitivamente da imagem de roqueiro do início de sua carreira.

Wilson Miranda faleceu vítima de uma parada cardíaca, quando dirigia seu carro, e estava parado em um sinal de trânsito em São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário