terça-feira, 27 de novembro de 2012

Marisa Gata Mansa

(Rio de Janeiro/RJ , 27/04/1933 ***** Rio de Janeiro/RJ, 09/01/2003)

Batizada como Marisa Vértulo Brandão, o apelido originou-se de sua fala mansa. O apelido foi dado pelo jornalista Djalma Sampaio.
Seu início de carreira foi marcado pela forte influência do jazz, ritmo que interpretava como crooner de orquestra. Nos anos 50 teve uma aproximação com a bossa nova, graças à amizade com Dolores Duran e a um breve romance com João Gilberto.

Sua carreira não ficou limitada à música. Nos anos 60 chegou a fazer teatro em São Paulo. Nessa fase teatral participou de um musical com Lennie Dale e de um espetáculo com Caetano Veloso e Taiguara, no Teatro de Arena. Voltando ao Rio de Janeiro, trabalhou em boates e casas noturnas. Foi crooner do Golden Room do Copacabana Palace e, posteriormente, substituiu Dolores Duran no Bacará. Cantava no “Beco das Garrafas”, ao lado de outros nomes da bossa nova.

Flavio Cavalcanti levou-a para a TV Tupi onde, ao lado de Moacir Silva apresentou o programa “Convite à Música”.

Homenageou Dolores Duran em três espetáculos: "Dolores, 20 anos depois"(1979), "A noite de meu bem" e "Tributo a Dolores Duran."

Foi casada com o compositor e pianista César Camargo Mariano, que compôs em sua homenagem a música “Marisa”, usada na cerimônia religiosa de seu casamento com o compositor. Dessa união nasceu o filho da cantora, Marcelo Mariano.

Seu primeiro disco (em 78 rotações) foi lançado em 1953 e o último em 1997, o CD “Encontro com Antonio Maria”. Em 1959 gravou seu primeiro LP “Suave Marisa”, onde incluiu a música “A Noite do Meu Bem”,de Dolores Duran. Gravou 12 álbuns. Entre seus maiores sucessos estão "Viagem" (João de Aquino/ P.C. Pinheiro), "Leva-me Contigo" (Dolores Duran), "Tudo Acabado" (J. Piedade/ Oswaldo Martins), "Leopardo" (Vital Lima) e "Caçador de Mim" (Luiz Carlos Sá/ Sérgio Magrão).

A cantora faleceu no Rio de Janeiro no Hospital Miguel Couto, onde estava internada por conta de uma isquemia cardíaca, que acabou provocando a sua morte devido a uma insuficiência respiratória. Neste ano de seu falecimento, aos 69 anos de idade, a cantora completaria 50 anos de carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário