(Aquidabã/SE, 03 de outubro de 1936 ------- Feira de Santana/BA, 05 de dezembro de 1981)
José Augusto Costa (ou José Augusto "Sergipano" ou ainda, José Augusto "Velho") nasceu na Avenida Santa Terezinha, na Baixinha, em Aquidabã/SE.
Em sua cidade natal fez os seus primeiros estudos, e depois veio morar em Aracaju, concluindo o 2º grau.
Em 1953, estudava, e trabalhava na primeira linha de ônibus coletivo de Aracaju. Filho mais novo (seis irmãos) de Maria Adolfina Costa e de Januário Bispo dos Santos.
O jovem José Augusto cantava nas festinhas das escolas e festas de aniversários, pois, a sua vocação para cantor aflorou em plena juventude.Gravou mais de duzentas (200) músicas, em 22 LPs, iniciando a sua carreira de cantor, um sonho de menino, na Gravadora Chantecler, os primeiros sucessos de sua vida profissional, gravando também em outras gravadoras.
Em 1956, foi para São Paulo tentar ser cantor. Lá, ainda fez um ano do curso de Medicina, mas desistiu por causa da música. Participava de todos os shows de calouros que sabia. Em muitos, ganhou prêmios. Em 1964 lançou seu primeiro LP e fez grande sucesso com a música "Cantando para não chorar".
Casou-se com Arisdete e teve dois filhos.
O seu nome "estourou" nos principais programas radiofônicos da capital paulistana, fazendo sucesso retumbante, admirado pelos nordestinos e pelos brasileiros de um modo em geral. Viajou por todo o país fazendo shows, apresentando-se, em palcos dos cinemas (na época os cinemas eram os principais locais para a apresentação dos artistas. Era a voz mais bonita que se tinha conhecido. As emissoras de Aracaju tocavam os seus discos, diariamente, fato que se repetia em todo o Brasil.
José Augusto, com uma agenda cheia de compromissos, ao saber da hospitalização da sua genitora, Dona Adolfina, às pressas foi para Aracaju. Por exigência do empresário, viajou para dar um Show em Bonfim, na Bahia, agendado anteriormente, sendo vítima de uma colisão automobilística, perto de Feira de Santana, morrendo instantaneamente, na estrada onde ocorreu o sinistro. O seu corpo foi sepultado, no jazigo da família, no Cemitério de Santa Isabel.
Fonte: Gloria on Line.
Nenhum comentário:
Postar um comentário