terça-feira, 27 de novembro de 2012

José Ricardo

(Rio de Janeiro/RJ, 6/3/1939 ****** Rio de Janeiro/RJ, 11/5/1999)

José Alves Tobias (José Ricardo) foi um cantor brasileiro, integrante da chamada Jovem Guarda, destacou-se ainda pela ajuda aos velhos artistas.

Nascido no bairro da Tijuca, mudou-se aos dez anos de idade para o IAPI - Penha, onde o pai, Sr. Philemon, recebera por sorteio um apartamento financiado. Começou a cantar na Rádio Guanabara, logo se apresentando em outras emissoras.

Sua primeira gravação aconteceu num teste na RCA Victor, onde cantou um sucesso de Altemar Dutra - "Tudo de Mim" - em setembro de 1963. No início de 1964, saiu seu primeiro compacto com "Eu que amo somente a ti" e "Não Brigaremos mais" que teve uma excelente repercussão e que foi também integrante de uma coletânea chamada "Juventude Esquema 64", que saiu em 20 de maio de 1964. Ainda neste ano, participou do LP comemorativo aos 400 anos do Rio de Janeiro, onde interpretou "Terra Carioca" e "Rio de Janeiro". Depois, entrou em estúdio para gravar o seu primeiro LP solo. Em 16 de fevereiro de 1965, foi lançado "Eu que Amo Somente a Ti". A partir daí realizou centenas de gravações em mais de 60 compactos simples/duplos, LPs, CDs, coletâneas e regravações.

Casou-se, em 1970, com Hercy Maria Nunes Rodrigues (Tobias, após o casamento), com quem teve dois filhos.

Em sua vida não evidenciou-se apenas pela sua voz, mas também por sua caridade. É reconhecido por colegas e pessoas que com ele conviveram como "bom caráter", estando sempre pronto para ajudar aos que dele necessitavam.

Através do seu espírito de solidariedade humana, colaborou com muitos artistas, destacando-se o apoio a vários colegas de profissão e a responsabilidade assumida com as irmãs Batistas: Linda e Dircinha Batista.

Após sua morte, por câncer, foi criada a FUNJOR - Fundação Sócio-Cultural José Ricardo - em 2000 por cinco beneméritos, especialmente a atriz Nicete Bruno, com a finalidade de apoiar os artistas brasileiros.

O cantor José Ricardo faleceu aos 60 anos. Um dos ídolos da jovem guarda, ele nas últimas décadas fazia shows em cidades do interior.

José Ricardo também foi o protetor das cantoras Linda e Dircinha Batista. Rainhas do rádio entre as décadas de 30 e 50. Elas caíram em depressão quando a carreira entrou em declínio. Em 1985, o cantor precisou invadir o apartamento das irmãs. Encontrou Linda com feridas pelo corpo. Dircinha sofria de crises de histeria. E Odete, a irmã mais velha, estava em depressão. José Ricardo providenciou a internação das irmãs em uma clínica para idosos no Rio de Janeiro. Três anos depois, Linda morreu de embolia pulmonar. Em 1995, Odete também faleceu. Pouco antes de morrer, José Ricardo fez uma visita a Dircinha.

Fonte: Wikipédia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário