(São Paulo, SP, 08 de setembro de 1924 ******* Rio de Janeiro, RJ, 18 de maio de 2009)
A cantora e atriz Marion (Penha Marion Pereira) nasceu em São Paulo, SP, no dia 8 de setembro de 1924.
Aos oito anos de idade, Marion participou do programa infantil da cantora Sônia Carvalho, na Rádio Educadora Paulista, e, três anos depois, cantou pela primeira vez em um auditório.
Em 1938, como amadora, Marion passou a apresentar-se no programa Tia Chiquinha, na Rádio Tupi, de São Paulo.
Mais tarde, o compositor Assis Valente convidou-a para cantar suas composições na boate Guarujá, onde ele atuava. Com o sucesso de suas apresentações, numa viagem ao Rio de Janeiro RJ, Jaime Redondo, diretor artístico dos cassinos Icaraí (Niterói RJ) e da Urca, contratou-a por quatro anos.
Em 1943, Marion assinou contrato com a Rádio Educadora e, um ano depois, Moacir Fenelon convidou-a para tomar parte no filme "Tristezas Não Pagam Dívidas", de José Carlos Burle e J. Rui. No mesmo ano, Marion foi para a Rádio Nacional, ali permanecendo até 1947, quando seguiu para Buenos Aires, Argentina, como vedete do Teatro Maipo, apresentando-se durante cinco meses.
Sua primeira gravação, na Continental, foi "Doce Veneno" (Valzinho, Carlos Lentine e Esperidião Machado Goulart).
Marion apareceu em vários filmes da Atlântida, cantando e imitando o estilo de Carmen Miranda, entre os quais "Segura Esta Mulher" (1946), "Este Mundo é um Pandeiro" (1947), "Carnaval no Fogo" (1950), "É Fogo na Roupa" (1952), todos de Watson Macedo, "Tira a Mão Daí" (1956), de J. Rui, e "Garota Enxuta" (1959), de J. B. Tanko.
Marion morreu no dia 18 de maio de 2009, aos 88 anos. Ela estava internada, desde a semana anterior, em um hospital particular em Duque de Caxias e foi vítima de falência múltipla dos órgãos. Marion trabalhou na Super Rádio Tupi cantando e imitando o estilo de Carmem Miranda.
O corpo foi velado na capela do Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, onde ela morava desde 2001. O sepultamento ocorreu no cemitério do Pechincha, no Rio de Janeiro.
Fontes: Sites Retiro dos Artistas e Super Rádio Tupi
Nenhum comentário:
Postar um comentário