domingo, 25 de novembro de 2012

Pimentinha

(Juiz de Fora/MG ******* Itu/SP, 1993)

O nome do palhaço Pimentinha era Walter Seyssel. Pimentinha nasceu no circo e fazia parte da quarta geração de sua família circense, que se originou na França e se espalhou por diversos paises da Europa e veio para o Brasil.

Entrou no picadeiro pela primeira vez, quando tinha 2 anos. Era chamado de "Espirro". Entrava, fazia palhaçadas, brincava e quando saía, ia sempre para o colo de alguma colega de circo, que não estivesse atuando ou ensaiando. E o garotinho dormia. A seguir, era entregue a sua mãe Leontina, que na época desafiava o trapézio. E assim criou-se o menino, numa típica família circense.

Na vida real Espirro era chamado de Valtinho ou então de Pimenta ou Pimentinha, de tão levado que era. Não aceitava apanhar de ninguém e mexia em tudo, até com os animais ferozes. Com Arrelia, Pimentinha começou a trabalhar desde cedo, no Circo Seyssel, que já havia sido do seu avô. Até que, em 1952, os Seyssel e a população de São Paulo entraram em pânico: o circo entrou em chamas, debaixo do Viaduto Santa Efigênia.

Pimentinha era sobrinho de Waldemar Seyssel, o grande palhaço Arrelia. Com ele trabalhou muitos anos. Foi com seu tio que entrou para a TV Paulista, canal 5 de São Paulo, em 1953. Depois foi para a TV Record, onde ficou sempre ao lado de Arrelia, por muitos anos.

Pimentinha casou-se com a cantora e aramista Amélia Seyssel. Tiveram filhos e até o ano de 1976 desenvolveu na TV Record inúmeras atividades como ator, tendo sido inclusive um ator dramático. Depois atuou em programas infantis da TV Cultura e da TV Gazeta.

O palhaço Piimentinha possuía um estilo bastante sofisticado, considerando um cômico “clown” de perfil clássico para o mundo do circo; usava um cone na cabeça, uma camisa amarela (estilo convencional), vestia calça com suspensório. A sua maquiagem revelava o quanto este mestre entendia a arte de fazer rir e os seus traços do rosto revelavam a tradição dos “clowns” clássicos europeus.

Em 1980, mudou-se para Itu, interior paulista, onde veio a falecer em 1993, aos 68 anos de idade.

Fonte: Netsaber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário