domingo, 25 de novembro de 2012

Rosa Pardini

(São Paulo/SP, 8/8/1926 ******* São Paulo/SP, 13/8/2009)

O nome de Rosa Pardini é mesmo Rosa Pardini. Rosa era a filha caçula dos imigrantes italianos: Carlota e Amadeu Pardini.

Aos 13 anos fazia aulas de canto com a professora Lili Wolf. Para que o próprio aluno ouvisse sua voz e pudesse corrigir seus defeitos, a professora fazia gravações em acetato, no estúdio da Rádio São Paulo. E foi aí que um dia, quando a garota Rosa estava gravando, Oduvaldo Viana - que era o diretor artístico da emissora à época, a ouviu e se encantou. Estava para ser lançada a novela radiofônica:"Alegria", de Oduvaldo; Rosa foi convidada para cantar a música tema. Fazia a parte cantada, no lugar da atriz Sônia Maria. Foi um sucesso.

Em 1943, Rosa Pardini foi contratada pela Rádio São Paulo. Passou por outras Emissoras Unidas e, em 1949, foi convidada pela Rádio Tupi, e transferiu-se para aquela emissora. Participava de um programa semanal, com o grande maestro Marcelo Tupinambá.

Rosa Pardini foi sempre cantora e realmente era dona de uma voz privilegiada. Quando a TV Tupi foi inaugurada, ela estava lá. Participou de inúmeros programas, pois além da voz, tinha um rosto muito lindo, de traços perfeitos.

Cantou nos programas:"Antárctica no Mundo dos Sons"; "Almoço com As Estrelas"; e vários outros. Viajou por vários estados do Brasil, ao lado de Lolita Rodrigues, Hebe Camargo, Wilma Bentivegna.

O apresentador Alfredo Nagib apelidou Rosa Pardini de "Pássaro de Ouro". Ela gravou vários discos em 78 rotações, compactos simples e três LPS, entre os quais , o de maior sucesso foi: Eu, o luar e você". Mas o que lhe trouxe mais admiração do público foram as interpretações de: "Que será, será"; "Guacyra"e "O que eu queria dizer ao seu ouvido"

Paralelamente, Rosa Pardini colocou sua voz em jingles e comerciais , por mais de 20 anos, tendo trabalhado nos Estúdios Sonotec, Publisom, Gilberto Martins, Magison e outros. Ë dela a voz do comercial da Varig ( Varig, Varig, Varig) e inúmeros outros.

Rosa Pardini foi casada com Wanderley Taffo, maestro, clarinetista e arranjador genial, na época conhecido por Siles, líder de um conjunto bastante atuante nas décadas de 40 e 50 em rádios, TVs e discos. Desta união nasceu o guitarrista Wander Taffo.

Em 2008, aos 81 anos, bem vividos e bem cantados, emocionava a platéia de três filhos, oito netos, além de agregados e fãs, que a acompanhavam sempre. Sua voz , seu grande dom, vibra melodiosamente dentro do coração de quem a ouve. Ela começou com "Alegria", e continua imprimindo essa mesma energia para quem a escuta.

Fonte> Museu da Televisão Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário