segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Zé Rodrix

(Rio de Janeiro/RJ, 25 de novembro de 1947 *********** São Paulo/SP, 22 de maio de 2009)

O cantor e compositor Zé Rodrix, nome artístico de José Rodrigues Trindade, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 25 de novembro de 1947.

Filho de um mestre-de-banda, estudou no Conservatório Brasileiro de Música e na Escola Nacional de Música, onde aprendeu, além de teoria musical, harmonia e contraponto, piano, acordeom, flauta, saxofone e trompete.

Integrou em 1966 o conjunto Momento 4uatro, com que se apresentou no III Festival de Música Brasileira da TV Record em 1967, acompanhando Marília Medalha, Edu Lobo e o Quarteto Novo com "Ponteio".

Nos anos 70, integrou o grupo Som Imaginário - criado para acompanhar uma turnê de Milton Nascimento -, ao lado de músicos como Tavito, Wagner Tiso, Fredera e Robertinho Silva, e continuou compondo.

"Casa no Campo", composição sua e Tavito, ganhou o Festival de Juiz de Fora, em 1971, e fez muito sucesso na voz de Elis Regina.

Ao sair do grupo, formou o trio Sá, Rodrix & Guarabyra. O trio se transformou em ícone do chamado “rock rural’’. Os músicos foram responsáveis por um famoso jingle da Pepsi na década de 1970, conhecido pela estrofe “só tem amor quem tem amor pra dar”.

Depois, Zé Rodrix saiu em carreira solo, fazendo bastante sucesso com a bem humorada "Soy Latino Americano".

O artista também atuou no grupo "Joelho de Porco", mas passou a se dedicar mais à publicidade, sendo um dos nomes referência em jingles no Brasil.

Zé Rodrix também se dedicou à carreira de escritor, estreando com o livro "Diário de um Construtor do Templo" (1999).

No início dos anos 2000, o músico causou polêmica ao revelar, em uma entrevista, que era maçom. Zé Rodrix chegou a lançar uma trilogia de livros sobre a maçonaria.

Em 2001, Zé Rodrix voltou a se reunir com os companheiros Luís Carlos Sá e Gutemberg Guarabira para uma apresentação do Rock in Rio. No mesmo ano, o trio lançou um DVD ao vivo, reunindo seus maiores sucessos: "Sá, Rodrix & Guarabyra: Outra Vez Na Estrada - Ao Vivo".

Em 2008, o trio lançou CD com material inédito, "Amanhã".

Nos últimos anos, Zé Rodrix também retomou a parceria com Tavito.

Zé Rodrix morreu na madrugada do dia 22 de maio de 2009, em São Paulo, onde morava.

O músico se sentiu mal e foi levado às pressas ao Hospital das Clínicas, onde morreu por causa de um infarto agudo do miocárdio.

Zé Rodrix deixou mulher, seis filhos e dois netos.

Foi casado com Lizzie Bravo, com quem teve Marya Bravo atriz e cantora. Com a atriz Norma Blum, teve outra filha, Mayana Blum. Estava casado com Julia Rodrix.


Fontes: Sites Cliquemusic; Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário