domingo, 25 de novembro de 2012

Abílio Manoel

(Lisboa/Portugal, 03/2/1947 ******* Itacaré/BA, 29/6/2010)

Abílio Manuel Robalo Pedro, ou simplesmente, Abílio Manoel, chegou ainda criança ao Brasil.

Além de estudar Física na USP, trabalhava em um banco em São Paulo capital quando lançou o primeiro LP em 1968 pela Odeon. No mesmo ano concorreu e venceu no Chile o I Festival Latino-Americano da Canção Universitária defendendo a música "Minha rua", de sua autoria. Em 1969 venceu o II Festival Universitário da Música Popular Brasileira, da TV Tupi com a música "Pena verde". Em 1970 participou do Festival Internacional da Canção da TV Globo. No mesmo ano lançou seu segundo LP, que teve por título "Pena verde", da música de maior sucesso de sua carreira. Fez apresentações na TV e shows no México, onde ainda gravou um compacto.

Em 1971 e 1972 participou do Festival Internacional da canção. No mesmo período, lançou com sucesso o LP "Tudo azul na América do Sul", parceria com Antônio Carlos Carvalho.

Em 1973 organizou o grupo Terra Livre. Em 1977 começou a trabalhar na Rádio Bandeirante de São Paulo. No ano seguinte lançou pela Som Livre o LP "Becos e saídas", com destaque para "Domingo", "Menina da Bahia" e "Peão e viola", todas de sua autoria e "Pobre del cantor", de Pablo Milanés.

Em 1980 compôs a trilha sonora para o filme "Pixote", de Hector Babenco. Dois anos depois lançou o LP "Curso das águas", primeiro pela RCA. Em 1984 passou a apresentar o programa "América do Sol", na Rádio USP na capital paulista. Como produtor foi responsável pelo lançamento da coleção "América do Sol", pelos selos Band e Copacabana.

Nos últimos anos de vida trabalhava compondo jingles e trilhas sonoras. Sua filha Manoela diz que ele deixou várias composições recentes inéditas sem serem lançadas.

O cantor morreu aos 63 anos após sofrer um infarto enquanto passava as férias em Itacaré, na Bahia. "Ele estava com a volta para sua casa em São Paulo marcada para o dia seguinte (30)", explicou Manoela, filha do cantor. "Ele sofreu um infarto, foi levado ao hospital, onde não resistiu a um segundo", conta. O corpo foi cremado no cemitério Vila Alpina, em São Paulo.

Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB / Cifrantiga / G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário