segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Laura Suarez

(Rio de Janeiro/RJ, 21 de novembro de 1909 ------- Rio de Janeiro/RJ,1990)

Laura Suarez foi eleita Miss Ipanema em 1929. O acontecimento foi filmado e ainda existe o registro. Apesar de ser uma das mulheres mais bonitas de seu tempo, Laura buscou outros caminhos e também abraçou as carreiras de atriz, cantora e compositora. Foi feliz em todas elas.

Seu primeiro disco foi gravado em 1930 pela Brunswick, com as músicas "Moreno meu bem" e "Coco de Pagu", ambas de autores desconhecidos, passando então a gravar com regularidade, inclusive músicas de sua própria autoria, como "Meu gaúcho", "Felicidade que passa", "Serenata", "Embala rede", "Moreno bamba", "Você... você...", "Velha canção" e "Os olhos de você", as duas últimas em parceria com o compositor Henrique Vogeler.

Ao todo gravou 13 discos, todos pela gravadora Brunswick.

Em 1933 casou-se com Willian Melniker, diretor geral da Metro-Goldwyn-Mayer na América do Sul. Neste mesmo ano a revista Vida Moderna assim descrevia Laura: “Uma voz branda e quente, com qualquer coisa de preguiçoso, voz que parece provocar lassidões, que tem a virtude de perturbar e que desperta a vontade de sonhar.”.

Em 1941, já afastada das gravações, atuou na peça "Trio em Lá Menor", ao lado dos atores Cacilda Becker e Raul Roulien. Apareceu também em filmes como "Tudo azul", de Moacyr Fenelon, de 1954, e "Mulheres, cheguei", de Victor Lima, em 1961. Participou ainda das novelas globais "Te Contei?" (Magda - 1978) e "Carinhoso" (Marieta - 1973).

Fonte: Cantoras do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário