domingo, 25 de novembro de 2012

Luiz Fabiano

(Tupã/SP, 6/5/1942 -------- São Paulo/SP, 18-12-2009)

O cantor e apresentador Luiz Fabiano, pseudônimo de Jair Campos Rodrigues, nasceu na cidade de Tupã, SP, em 1942.

Sua carreira começou em 1966, quando participou do II Festival de Música Popular Brasileira, da TV Excelsior.

Com seu verdadeiro nome - Jair Rodrigues, não poderia aparecer artisticamente: afinal Jair Rodrigues já era um sambista conhecido e, assim, ele trocou o Rodrigues por Campos e foi ser crooner da orquestra de Silvio Mazzuca.

Em 1967, o ex-cantor jovem Tony Campello lhe deu a chance de fazer um compacto na Odeon, com as músicas "Não Adianta Brigar" e "25 horas por Dia". Foi rebatizado, então, como Luíz Fabiano e seu segundo compacto vendeu algumas cópias.

Luiz Fabiano transferiu-se para a Beverley, onde teve um compacto de êxito: "Só me Interessa Você".

Compositor e cantor em busca do mercado jovem, Luiz Fabiano conseguiu ter músicas gravadas por Roberto e Erasmo Carlos, Martinha e Wanderley Cardoso - entre outros artistas de apelo popular.

Contratado pela Continental, Luiz Fabiano fez um compacto que permaneceu durante várias semanas nas paradas.

Em 1973, lançou o seu primeiro LP.

Sua música de maior sucesso foi “Meu Bem ao Menos Telefone”, gravada em 1969. Ele lançou 6 LPs e 48 compactos.

Por ser muito charmoso, esteve presente em programas de várias emissoras e integrou o elenco do programa “OsGalãs Cantam e Dançam”.

Em 1972, Luiz Fabiano vivia o auge da era hippie no Brasil, e inspirado neste ambiente da juventude "paz & amor", ele lançou um belíssimo álbum pela gravadora Continental, intitulado "Luiz Fabiano", cujo repertório mesclava romantismo e pop rock.

1973 foi o ano do grande sucesso: "Quando Anoiteceu", versão da cantora Lilian Knapp para o sucesso francês "Le Lundi Au Soleil". Esta canção estourou em todo o Brasil e marcou a carreira de Luiz fabiano como o seu último sucesso radiofônico.

Luiz Fabiano comandou o programa "Fascinação-São Paulo de Todos os Tempos", na Rádio Cidade AM 1.370 khz(SP) nas manhãs de domingo com a direção do Neno(ex The Jordans).

Lançou um CD (seu último trabalho) intitulado de "Todos os Tempos". "Meu Bem ao Menos Telefone", "Você me Pediu" e "Tributo ao Rei", são os destaques desse trabalho.

No ano de 2006 apresentou-se no Programa Rei Majestade, do apresentador Sílvio Santos.

Em 2007, ele foi trabalhar no gabinete do vereador e cantor Agnaldo Timóteo (PR). No final de 2008 Luiz Fabiano afastou-se do trabalho por conta da doença. A partir de então, passou a viver hospitalizado.

Luiz Fabiano faleceu aos 67 anos, vítima de câncer. Luiz estava internado no Hospital Heliópolis, na zona sul de São Paulo, onde faleceu às 17 horas. O sepultamento ocorreu no Cemitério Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da ciade de São Paulo..

Fontes: Sites Millarch; Blog DNStudio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário