(Rio de Janeiro/RJ, 8 de outubro de 1918 ******** ?)
A cantora Marilu (Maria de Lourdes Lopes) nascida no bairro de Vila Isabel, conheceu Noel Rosa e estreou na Rádio Educadora do Brasil cantando melodias portuguesas. Atuou em muitas emissoras, dentre as quais a Tupi, Mayrink Veiga e, principalmente, a Nacional do Rio.
Fez excursões por vários estados brasileiros, apresentando-se em cassinos.
Esteve por longo tempo na Argentina, onde se apresentou na Boate Sagaró, no Teatro Smart, e nas rádios El Mundo e Splendid de Buenos Aires. A música "Muito bem", de Enrique Cadícamo, foi composta especialmente para ela.
Voltou ao Brasil em 1946, retornando em seguida a Buenos Aires. Sua discografia foi quase toda feita na RCA Victor, onde gravou entre os anos de 1940 e 1944 um repertório de sambas de compositores como Vicente Paiva e Benedito Lacerda entre outros, num total de 17 discos de 78 rpm.
No ano de 1946 lançou um disco, desta vez pela Continental. Atuou também no cinema, tendo participado do filme "Laranja da China" (1940), da Sonofilmes, cantando "Joujoux e balangandãs", de Lamartine Babo.
Sambista na melhor acepção do termo, esbanjava ritmo, descontração e brejeirice. Alguns de seus discos gravados nos anos 30, foram incluídos em várias coletâneas em LPs e CDs do selo curitibano Revivendo, lançados nas décadas de 1980 e 1990.
Fonte: Cantoras do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário