segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Morgana

(São Paulo/SP, 2/8/1934 - São Paulo/SP, 4/1/2000)

A cantora Morgana, pseudônimo de Isolda Corrêa Dias, nasceu em São Paulo em 02 de agosto de 1934.

Começou sua carreira como cantora lírica, obtendo êxito durante sete anos.

Em 1958, Morgana passou a se dedicar à música popular, inicialmente se apresentando como Morgana Cintra. Obteve, imediatamente, grande sucesso com a primeira gravação "Serenata do Adeus". Logo após, Morgana gravou "Mais Brilho nas Estrelas" que também teve grande aceitação pelo público, bem como o sucesso de Edith Piaf, em versão de Odair Marzano, "Hino ao Amor".

Em 1958, Morgana ganhou o Troféu Imprensa de melhor cantora.

Seus principais sucessos foram "Arrependida" e "Serenata do Adeus", ambas de 1958, "Canção da Tristeza", "Conselho", "Este Seu Olhar", essas de 1959, "Hino ao Amor", de 1960, "Não Pense em Mim", de 1967, e "E a Vida Continua", de Jair Amorim e Evaldo Gouveia.

Os principais discos de Morgana são "Esta é Morgana" (1959) e "Morgana" (1960).

Também atuou como cantora na TV. Sua canção mais famosa foi a música-tema da novela "O Direito de Nascer", da extinta TV Tupi, em 1965, época em que era carinhosamente chamada de "Fada Loira".

Em 1973, no auge do sucesso no Brasil e no exterior, Morgana decidiu trocar a carreira de cantora pela de empresária. Criou uma rede de pizzarias, em sociedade com o marido.

Morgana faleceu aos 65 anos de idade, no hospital Campo Limpo, em São Paulo, de causa não divulgada. Foi sepultada no cemitério Quarta Parada, em São Paulo.


Fontes: Sites Geocities Cantoras do Brasil, Revista Isto É; Revista Intervalo; Giseli Martins . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário